ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Marun defende campanha permanente para educação no trânsito

Paula Vitorino | 29/07/2011 16:24

A crescente violência no trânsito de Campo Grande, que só no mês passado provocou a morte de 8 pessoas e mais de mil acidentes, levou o presidente do Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul – CEC/MS, Carlos Marun, a propor campanha permanente de educação no trânsito, além de um seminário no dia 29 de agosto.

“Precisamos agir rápido e discutir amplamente o assunto, visando reduzir de imediato o número de acidentes em nossas ruas”, justificou.

De acordo com deputado, houve aumento de 100% no número de vítimas que perderam suas vidas em decorrência de acidentes no trânsito de Campo Grande, no mês de julho.

Os dados apresentados por Marun, com base no Detran-MS, mostram que neste mês ocorreram 1035 acidentes de trânsito e destes, 498 apresentaram danos materiais, 529 com vítimas não fatais e 8 deles foram fatais.

Ele observa que a produção de carros cada vez mais velozes e a facilidade para aquisição de motocicletas hoje no mercado contribuem para os acidentes e, por isso, propôs “pacto de convivência” como meta do governo para amenizar os problemas gerados por essa expansão.

“A educação para o trânsito deveria começar mais cedo. Antes mesmo das pessoas atingirem a idade para buscar sua habilitação”, diz Marun. Para o deputado, a prevenção deve começar na escola para que desde cedo o jovem se conscientize.

O avanço da engenharia de trânsito é outro ponto defendido pelo presidente do Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul – CEC/MS. “A engenharia de trânsito precisa avançar constantemente. As campanhas educativas permanentes também são uma necessidade”, avalia.

Motociclistas – De acordo com as estatísticas apresentadas, quase 70% dos acidentados são homens na faixa etária entre 18 e 40 anos. Outro dado preocupante, segundo Marun, é que dessas 8 vítimas fatais, cinco eram do sexo masculino e todos eles eram motociclistas.

“Esses dados fazem parte das preocupações de uma cidade que se aproxima de um milhão de habitantes. Isso a impacta como um todo inclusive na área de saúde”, comentou.

Para o seminário do dia 29 de agosto, Marun pretende trazer Ailton Brasiliense, uma das maiores autoridades brasileiras em trânsito. Ele é engenheiro e diretor do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Também virá a Capital o psicólogo Luís Riogi Miura, que há mais de duas décadas lida com políticas de trânsito. Ele trabalhou no Departamento de Trânsito (DETRAN) de Brasília, desde 1976 até 2001, também trabalhou para a União, no Departamento de Trânsito Nacional (DENATRAN), durante quatro anos.

Nos siga no Google Notícias