ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Política

Deputado põe Bonito em MT e Fábio Trad faz desabafo contra erros sobre MS

Josemil Arruda | 03/06/2014 15:05
Fábio Trad ficou irritado com erro sobre o nome de Mato Grosso do Sul (Foto: arquivo)
Fábio Trad ficou irritado com erro sobre o nome de Mato Grosso do Sul (Foto: arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) fez um desabafo ontem na Câmara Federal contra os constantes erros sobre o nome de Mato Grosso do Sul e a confusão em relação ao vizinho Mato Grosso. O parlamentar ficou contrariado com um deputado que falou da cidade de Bonito como se pertencesse a Mato Grosso e fez um discurso que resume o orgulho de ser sul-mato-grossense, relatando os cantos e encantos da terra.

“Sou de Mato Grosso do Sul, um Estado que completa em outubro 37 anos. Terra abençoada, que flerta com países irmãos e não se fecha a culturas benévolas da melhor cultura latino americana, de águas abundantes, de solo fértil, de povo amigo. Mato Grosso do Sul do tereré, da chipa, do sarrabulho, da pamonha da feira e pastel do mercadão. Mato Grosso do Sul dos japoneses, árabes, italianos, alemães, portugueses, espanhóis, afrodescendentes. Estado que inspirou a poética de Manoel de Barros, a melodia de Paulo Simões, a arte da família Espíndola e o canto de Almir Sater. Mato Grosso do Sul terra pantaneira, refletora da divina luz alaranjada, que faz de seu por de sol o encanto poético predileto das melhores inspirações”, afirmou Fábio Trad, em pronunciamento na Câmara.

Segundo ele, tantas virtudes não podem ser desprezadas impunemente. “Ao referir-se a Mato Grosso do Sul como Estado do Mato Grosso, comete-se o pior e mais grave dos equívocos, instalando a ofensa. Assim nós sul-mato-grossenses sentimos quando desprezam os 36 anos de existência, como se o Estado não existisse e seu povo fosse um nada”, declarou o deputado.

E passou a repetir, em seguida, o nome do Estado, para que não confundam mais. “Por isso, o alerta: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul reagirá todas as vezes que for preterido pelo erro injusto que difunde a ignorância”, disse ao microfone. “Quem é de Mato Grosso do Sul sempre perdoa, mas jamais deixará de lutar para preservar sua identidade”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias