ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado propõe que empresas divulguem data de validade pelo código de barra

Leonardo Rocha | 15/06/2013 09:05
Deputado apresenta projeto que busca diminuir denúncia de consumidores em relação a compra de produtos vencidos (Foto: divulgação)
Deputado apresenta projeto que busca diminuir denúncia de consumidores em relação a compra de produtos vencidos (Foto: divulgação)

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) apresentou projeto na Assembleia Legislativa, que obriga supermercados e estabelecimentos comerciais a divulgarem a “data de validade” dos produtos através da inserção no código de barras. Ele ressalta que esta proposta tem a finalidade de diminuir denúncias dos consumidores sobre esta questão.

Felipe Orro destacou que este projeto segue os princípios básicos da defesa do consumidor, que prevê a informação adequada e clara sobre diferentes produtos, com especificação correta de quantidade, composição e riscos que eles possam apresentar. “No dia a dia, muitos consumidores compram produtos vencidos que podem acarretar danos à saúde, justamente porque não há uma sistematização que permita visualizar a data de validade”, esclareceu ele.

Segundo o pedetista, esta “inserção” no código de barras é simples, rápida e não terá nenhum custo aos fornecedores ou consumidores. “As pessoas podem ficar tranquilas, esta mudança não irá alterar o preço dos produtos”, ressaltou. O deputado ainda acrescenta que esta “alteração” irá facilitar os administradores a manterem um controle maior sobre os produtos que estão oferecendo. “Haverá um controle maior do estoque, identificando os lotes cujo vencimento se aproxima”.

Consulta de preços – Além dos consumidores conferirem a data de validade nas “caixas registradoras”, antes do pagamento, eles poderão utilizar os equipamentos de leitura ótica que já estão disponíveis para consulta de preço, verificando se o produto está com data de validade vencida, ou se este período já se aproxima. Caso seja aprovado, o projeto entrará em vigor seis meses depois de sua publicação.

Nos siga no Google Notícias