ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputado propõe uso de pulseiras de identificação em pacientes da rede de saúde

Leonardo Rocha | 23/06/2013 09:40
Deputado quer evitar erros de medicação e procedimentos médicos por falta de identificação (Foto: divulgação)
Deputado quer evitar erros de medicação e procedimentos médicos por falta de identificação (Foto: divulgação)

O projeto do deputado Márcio Fernandes (PT do B), que está em tramitação na Assembleia, propõe a adoção de pulseiras de identificação em pacientes das redes de saúde pública e privada do Mato Grosso do Sul. De acordo com ele, acontecem diversas ocorrências de “troca” de medicamentos ou até erros de procedimentos médicos por falta de identificação dos pacientes.

A proposta prevê que todos que estiverem em sistema de observação, internação ou qualquer outro procedimento em unidades de saúde devem utilizar esta “pulseira”, que terá o nome do paciente, idade, ala em que está sendo atendido e nome do médico responsável, junto com o logotipo da instituição de saúde. “Frequentemente aparecem casos de erros que inclusive causaram mortes por falta deste atributo”, diz o projeto.

Segundo o deputado, a Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos) publicou um estudo que afirma que hospitais erram na administração de medicamentos em 30% dos casos. “Não podemos deixar de notar que existe superlotação nas unidades de saúde, onde pacientes permanecem por períodos superiores aos recomendados por lei, em leitos improvisados e macas nos corredores”, destaca.

No projeto, o deputado afirma que o custo será baixo as unidades e que o uso destas pulseiras tem se mostrado eficiente em várias unidades hospitalares do país, entre elas o Hospital 9 de Julho, em São Paulo, e Hospital São Bernardo em Colatina. Caso o projeto seja aprovado, a lei entra em vigor em 90 dias.

Nos siga no Google Notícias