ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Deputado Protógenes Queiroz quer pena para corrupto igual a quem mata

Fabiano Arruda | 04/08/2011 17:59
Deputado palestrou para acadêmicos em evento de Direito nesta quinta na Capital. (Foto: João Garrigó)
Deputado palestrou para acadêmicos em evento de Direito nesta quinta na Capital. (Foto: João Garrigó)

Palestrante no ciclo de Congressos de Direito, promovido no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o deputado federal (PCdoB/SP) e delegado federal, Protógenes Queiroz, destacou nesta quinta-feira em Campo Grande o projeto de lei que apresentou na Câmara Federal para equiparar os crimes de corrupção aos crimes contra a vida.

“Não tem diferença do corrupto para o homicida, o que desvia dinheiro público, que faz falta na Saúde, é igual ao que mata seu desafeto”, exemplificou o parlamentar.

O projeto de lei (21/2011), “que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na Administração Pública direta, indireta ou fundacional, e dá outras providências”, prevê que a pena para os crimes de corrupção variem de 12 a 30 anos.

Segundo Protógenes, a legislação brasileira não inibe a corrupção, pelo contrário, estimula a atuação dos que definiu como “ladrões da república”.

Com a experiência de atuar do lado técnico e agora do lado político, o delegado, que ficou mais conhecido pela Operação Satiagraha, considerou que o Estado como agente político está muito distante de atender a realidade do País.

“O interesse privado sobrepõe o público e estas organizações criminosas se utilizam da máquina do Estado para desviar bilhões e eles ainda continuam no poder”, comentou, apontando, como solução, dotar o Estado de mecanismos fortes para fazer frente à impunidade.

Líder de operações que flagraram crimes praticados por políticos como Paulo Maluf, Celso Pita, além do banqueiro Daniel Dantas, ele acredita que seus projetos vão equiparar a força das autoridades competentes ao crime organizado. Além do PL 21/2011, Protógenes conta que propôs a lei de número 6.578/2009 que trata especificamente de organizações criminosas.

Opiniões - O deputado federal também opinou sobre as modificações recentes na legislação penal. Questionado se foi a confissão do Estado em que é mais viável modificar a lei do que melhorar o sistema carcerário, já que a legislação torna mais permissiva a questão da fiança para desafogar os presídios, o parlamentar concordou.

“É a confissão do Estado em não resolver as deficiências. Nem a população carcerária quer isto, quer é ser recuperada e ressocializada”, pontuou.

Além da impunidade e corrupção, Protógenes citou como desafios no combate ao crime no Brasil o reforço de proteção às fronteiras, inclusive, em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias