ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Deputado quer mais convênios com União para segurança na fronteira

Leonardo Rocha | 15/08/2014 12:18
Márcio Fernandes quer mais investimentos da União na região de fronteira (Foto: Divulgação)
Márcio Fernandes quer mais investimentos da União na região de fronteira (Foto: Divulgação)

O deputado Márcio Fernandes (PT do B) afirmou que a segurança melhorou nos últimos anos, na gestão do governador André Puccinelli (PMDB), em função dos investimentos no setor, porém cobrou que a União tenha uma participação mais efetiva na região de fronteira, com envio de recursos e realização de mais convênios com o Estado.

"Nosso governador renovou a frota com mais de 1, 5 mil novas viaturas, que antes estavam danificadas e paradas, também existem mais de 4 mil policiais em formação, melhorou muito a segurança nos últimos sete anos, com ampliação de efetivo, mas a União precisa investir mais", ressaltou ele.

O deputado lembrou que a área de fronteira precisa de um atenção maior em função do tráfico de drogas e armas, que acabam alimentando os principais centros do país. "Já existem parcerias da União com o governo estadual, que resultou em mais viaturas e armamento nesta região, temos que fazer mais convênios, para continuar melhorando a segurança nesta área".

O governador André Puccinelli (PMDB) garantiu no início do mês que irá convocar neste ano, antes de terminar seu mandato, 1,5 mil concursados entre delegados, policiais militares, investigadores e peritos criminais, que parte irão atuar em 17 municípios de fronteira, para reforçar a segurança. André ressaltou que esta medida faz parte dos esforços do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira).

Entrega - No dia 6 de março de 2014, a segurança pública do Estado teve o investimento de R$ 20 milhões, com a entrega de 78 viaturas para as polícias Civil, Militar e Rodoviária, que foram enviadas às 22 cidades de fronteira, em convênio com o Governo Federal.

Este investimento foi justamente em função do Estado funcionar como rota de 80% das drogas comercializadas nos demais estados. Além das viaturas, foram entregues 1.081 pistolas, 90 submetralhadoras e 178 computadores, adquiridos pelo governo estadual, em parceria com os ministérios da Justiça e Defesa, por meio do Enafron.

Controle - Seguindo esta política de ações na fronteira do Estado, o exército pretende ativar o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) até o início de 2015 e fechar Mato Grosso do Sul para o crime organizado, com maior controle sobre a divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

O chefe do Estado Maior do Exército, general Adhemar da Costa Machado Filho, que esteve em Campo Grande, no último dia 6 de agosto, afirmou que este sistema ficará sob a coordenação do Exército, como forma de garantir mais segurança à população e um controle mais rígido na região.

Ele apontou que além dos equipamentos, viaturas, armamentos e infraestrutura militar, oferecidas pelo Exército, serão instalados sensores fixos e móveis, para coibir a entrada e saída de produtos ilícitos do país sem fiscalização, monitorando os 16.886 quilômetros de fronteira. O sistema será testado nos 650 quilômetros de faixa de fronteira em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias