ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputado ressalta a importância do turismo rural na economia de MS

Lei de Márcio Fernandes instituiu a Política de Turismo Rural

Leonardo Rocha | 29/08/2014 13:50
Márcio Fernandes é autor da lei que fomenta o turismo rural em MS (Foto: Divulgação)
Márcio Fernandes é autor da lei que fomenta o turismo rural em MS (Foto: Divulgação)

O deputado Márcio Fernandes (PT do B) ressaltou a importância do turismo para o desenvolvimento da economia do Mato Grosso do Sul. Ele afirmou que é preciso explorar cada vez mais as belezas e riquezas naturais do Estado. Como contribuição, o deputado é autor da lei que institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural.

De acordo com Fernandes, após esta lei, que entrou em vigor em dezembro de 2008, este setor de turismo rural conseguiu uma regulamentação, proporcionando desenvolvimento do setor e expansão das atividades. "Temos vários locais que podem servir para atrair turistas e elevar a condição do Estado", ressaltou ele.

Márcio ponderou que esta lei é um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, que tem comprometimento com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, que irão fortalecer o patrimônio cultural e natural destes locais.

Esta Política Estadual tem como finalidade a promoção de ações que visem um melhor planejamento ao turismo rural, que irão desenvolver, impulsionar e difundir produtos e potenciais deste setor, valorizando a região.

Estes locais devem ser ambientalmente sustentáveis, valorizar a atividade, diversificando os negócios da propriedade, tendo estímulo nas atividades produtivas, com enfoque no sistema de agroecológico.

A lei prevê que estas ações possam se desenvolver de forma preferencial através de associações, com preservação de hábitos e costumes, para resgatar a cultura local. Esta política precisa viabilizar instrumentos de agregação de renda para garantir que esta população rural permaneça com viabilidade econômica.

Entre as atividades podem ser desenvolvidas o resgate ao artesanato regional, eventos típicos rurais, que irão revitalizar este território, com melhores condições aos agricultores. No ramo de atuação ela atua por meio do plano estadual, sistema estadual e fundo estadual de turismo que tem o objetivo de desenvolver estas atividades.

Nos siga no Google Notícias