ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputado vai ao MPF para questionar contrato de concessão da Enersul

Fabiano Arruda | 07/04/2011 17:22

Paulo Duarte abordou o tema em discurso na sessão desta quinta

Petista usou tribuna nesta quinta para criticar a Enersul. (Foto: Divulgação)
Petista usou tribuna nesta quinta para criticar a Enersul. (Foto: Divulgação)

Em discurso na tribuna na sessão desta quinta-feira na Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Duarte (PT), informou que irá entrar com uma representação no MPF (Ministério Público Federal) para questionar cláusulas do contrato de concessão da Enersul.

O petista tomou a decisão após o reajuste médio de 17, 46% na tarifa de energia elétrica, que começará a ser aplicado em todo o Estado a partir de amanhã.

De acordo com Paulo Duarte, o consumidor sul-mato-grossense é refém de "uma ditadura instalada pelas concessionárias de serviços públicos e homologada pelas agências reguladoras".

“As concessionárias não correm nenhum risco. O contrato de concessão oferece a elas uma garantia que nenhuma empresa hoje no Brasil possui: a certeza de lucro no final da concessão”, dispara o parlamentar, segundo informações de sua assessoria.

Duarte também questionou os chamados “gatos” registrados pela empresa. “O consumidor de Mato Grosso do Sul paga por eventuais ligações clandestinas. Ora, a empresa tem que descobrir essas ligações e resolver o problema e não repassar isso para o usuário”, criticou.

Em relação ao aumento, Paulo Duarte questionou o fato do trabalhador receber um reajuste salarial médio de 5% a 6%, enquanto as fornecedoras ficam livres para praticar aumentos até cinco vezes maiores do que a inflação registrada no período.

“Toda a população de Mato Grosso do Sul ficou indignada com esse aumento de mais de 17%, enquanto que a inflação não passa de 5,9%. Fazer essa representação no Ministério Público é o caminho que nos resta, senão nós ficamos sempre nos lamentando e esperando o próximo aumento”, encerra.

Mato Grosso tem 815 mil clientes da Enersul. O percentual aprovado para o reajuste da Enersul é o maior entre as 10 concessionárias de energia que estão tendo reajustes aprovados este mês.

O índice é apenas um pouco menor do que a empresa havia solicitado: 17,56%. Conforme o relatório final que aprovou o aumento, o reajuste de fato é de 12,33%, mas a percepção ao consumidor será em média de 17,49%.

Nos siga no Google Notícias