ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Deputados admitem que vigilância na fronteira contra aftosa é tarefa complicada

Fabiano Arruda | 27/09/2011 12:40
Deputado Zé Teixeira (DEM), que é pecuarista, alerta para fragilidade da fronteira. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Deputado Zé Teixeira (DEM), que é pecuarista, alerta para fragilidade da fronteira. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

A vigilância na faixa de fronteira seca de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, com cerca de 700 quilômetros de extensão, no combate contra a aftosa, trata-se de uma tarefa complicada, admitiram deputados estaduais nesta terça-feira.

Para a deputada Mara Caseiro (PTdoB), que era prefeita de Eldorado, um dos municípios mais afetados pelo foco de aftosa no Estado em 2005, o diferencial agora são os produtores.

“Os produtores estão mais atentos e não querem passar novamente por algo parecido com o que ocorreu em 2005, que foi um marco, pois agora os governos saberão como garantir que a doença não entre em nosso território”, disse a parlamentar.

O deputado Zé Teixeira (DEM), representante dos produtores rurais, concordou que o trânsito de animais entre o território sul-mato-grossense e o paraguaio é comum e muito difícil de ser controlado.

“Só se construíssemos um muro para não haver trânsito de animais”, disse o democrata, acrescentando ainda que acredita que o governo paraguaio seja displicente com a vacinação.

Para ele, os órgãos que fazem o controle na região devem se atentar efetivamente à identificação dos animais, como já foi determinado pela SFA (Superintendência Federal de Agricultura), mas também redobrar o cuidado com a pulverização de veículos paraguaios.

Já o líder do governo, Junior Mochi (PMDB), destacou que o Estado adotou todas as medidas necessárias desde a confirmação pelo Paraguai do foco e enalteceu a integração do Exército, Iagro, DOF e Polícia Militar na região.

Missão impossível - Após o decreto do governo do Estado que fecha a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e veta o ingresso de veículos, produtos e subprodutos orgânicos e agropecuários originários do país vizinho, de disseminação de febre aftosa, a ordem é abater qualquer animal sem identificação na região de fronteira.

“É impossível que não passe algum animal numa linha de fronteira que tem 650 quilômetros de extensão. O que é possível está sendo feito. A ordem é abater o animal que não possuir identificação”, garante o superintendente da SFA (Superintendência Federal da Agricultura), Orlando Baez, acentuando a árdua tarefa da vigilância na fronteira.

O superintendente da SFA deu a declaração em resposta à matéria publicada pela Agência Estado, que indicava que o gado paraguaio estaria entrando livremente na fronteira com o Estado.

“Já abatemos mais de mil cabeças de gado na região, algumas até antes do surgimento do foco de aftosa. Sempre adotamos todos os procedimentos de segurança”, assegurou Baez.

A reportagem afirma que flagrou, na quinta-feira, boiada cruzando a fronteira a menos de 30 quilômetros do bloqueio que o Exército montou na BR-463, que liga Ponta Porã e Dourados.

Ainda conforme a matéria, havia gado solto também no município de Aral Moreira, nas imediações da Fazenda Itapuí; na altura da Fazenda Lagoa de Ouro, a 10 km de Coronel Sapucaia; no local conhecido como Manta Potrero; e na estrada de acesso a Três Cerros, município de Paranhos.

No período de vigência do decreto, a sugestão do governo é que o Ministério da Agricultura autorize o desvio do tráfego dos produtos de origem vegetal (como soja, milho e sementes) para outro local. Uma das sugestões é o Paraná.

O período de fronteira fechada para os produtos agropecuários de origem paraguaia vai servir para que Mato Grosso do Sul monte a logística das barreiras móveis e fixas. Quinze já foram ativadas. Nestes locais, os veículos são desinfetados.

Militares do Exército, como parte da Operação Ágata 2, e fiscais do Iagro atuam na vigilância com efetivo reforçado.

Nos siga no Google Notícias