ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados afirmam que Força Tarefa está a “serviço” de indígenas em MS

Leonardo Rocha | 18/06/2013 14:06
Deputado afirma que Força Tarefa está a serviço dos indígenas em MS (Foto: divulgação)
Deputado afirma que Força Tarefa está a serviço dos indígenas em MS (Foto: divulgação)

Os deputados Márcio Monteiro (PSDB) e Zé Teixeira (DEM) foram à tribuna denunciar que a Força Tarefa, enviada pelo governo federal para garantir “estabilidade” em áreas de conflito, está a serviço dos indígenas em Mato Grosso do Sul. Segundo eles, a corporação está “assegurando” as terras invadidas aos índios, e que este cenário está evidente nas ações realizadas em Sidrolândia.

“A Força Tarefa deveria defender a legalidade e a constitucionalidade, porém estão assegurando as terras invadidas aos indígenas, apesar da justiça ter dado parecer favorável aos produtores”, destacou Márcio Monteiro. Segundo ele, se esta situação continuar será um “desrespeito” aqueles que acreditam nas leis no país. “Desta forma os indígenas vão fazer o que quiserem, nem o meio ambiente eles estão respeitando, destruindo tudo que tiver pela frente, esta foi à contribuição do governo federal até agora”, ressaltou.

Já Zé Teixeira destacou que os produtores continuam suas atividades em pleno vigor no Estado, porém não recebem a devida atenção e tratamento pela União. “A justiça define as regras do jogo, no entanto não há comando no Estado, os produtores estão unidos sem qualquer ato de vandalismo, os índios não devem dar as ordens por aqui”, destacou.

Os deputados também criticaram a ação da Funai (Fundação Nacional do Índio) que abre demarcações sem analisar os critérios técnicos. “Ela simplesmente questiona a legitimidade das áreas, sem qualquer estudo embasado”, apontou Monteiro.

Reunião – O deputado estadual Laerte Tetila (PT) está em Brasília participando de audiência pública, destinada a debater medidas que permitam a União indenizar os proprietários de terras que estão sobre áreas indígenas. Tetila enviou uma carta com dez propostas ao Governo Federal, contendo sugestões para “amenizar” os conflitos agrários.

Nos siga no Google Notícias