ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputados apresentam novas emendas em projeto que renegocia dívida

Leonardo Rocha | 12/07/2015 16:51
Amarildo Cruz apresenta mais duas emendas ao projeto, com intuito de facilitar pagamento (Foto: Divulgação)
Amarildo Cruz apresenta mais duas emendas ao projeto, com intuito de facilitar pagamento (Foto: Divulgação)
Rinaldo Modesto, líder do governo, também apresentou duas emendas ao programa (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Rinaldo Modesto, líder do governo, também apresentou duas emendas ao programa (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O deputado Amarildo Cruz (PT) apresentou novas emendas ao programa “Morar Legal”, que se trata de um projeto que irá renegociar dívida de beneficiários inadimplentes com a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul). Para facilitar esta negociação, o governo pode conceder um desconto de 100% sobre o valor de juros, caso o débito seja pago à vista.

O petista apresentou emenda que prevê a quitação parcial do imóvel, desde que haja o pagamento de, no mínimo, quatro prestações em atraso, com desconto de 80% sobre o valor dos juros de mora e da multa contratual das prestações que forem quitadas.

Além disto, a segunda estabelece que se o beneficiário titular do contrato falecer, a quitação do mesmo será automática, levantando-se quaisquer ônus, decorrente do imóvel. O autor das emendas ressalta que estas medidas facilitam a quitação de seus débitos, já que segundo ele, a inadimplência acontece pro dificuldades financeiras momentâneas.

Outras – O projeto já foi aprovado em primeira votação, no dia 17 de junho, e deve ser colocado em segunda (votação) nesta semana, antes do recesso parlamentar. A matéria demorou para entrar novamente em pauta, porque o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), líder do governo, também apresentou duas emendas.

A primeira que amplia de 30 para 60 dias o prazo para que lei entre em vigor, após ser publicada em Diário Oficial do Estado, com a intenção de conceder mais tempo para que a população tenha conhecimento do programa. A segunda (emenda) inclui a procuração particular, com reconhecimento de firma, dentre os documentos a serem apresentados nesta renegociação.

Programa – O projeto do “Morar Legal” prevê além do desconto de 100% (juros), no pagamento a vista, também a opção parcelada para quem está com atraso na quitação total, sendo 60%, para pagamento mínimo de seis prestações (atraso) e 25% de desconto em outras possibilidades. Podem participar desta iniciativa aqueles que têm financiamento ativos e inativos, no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

O beneficiário poderá parcelar a dívida em no máximo 120 meses, com valor mínimo de 5% do valor do salário mínimo vigente. Se o pagamento da entrada (correspondente a duas prestações do acordo firmado) não for pago, a renegociação será cancelada.

Nos siga no Google Notícias