ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados aprovam criação de conselho de trânsito

Redação | 05/11/2009 12:10

Os deputados estaduais aprovaram seis projetos na sessão legislativa desta quinta-feira, incluindo uma proposta que cria o Conselho Estadual para a Redução de Acidentes de Trânsito.

De acordo com o projeto do deputado Ivan de Almeida (PRTB), o Conselho terá caráter consultivo e de assessoramento para propor ações e opinar acerca de medidas de redução do número de acidentes e de vítimas nos trânsitos urbano e rodoviário de Mato Grosso do Sul.

Caberá também ao conselho, fixar metas de redução do número de mortes e lesões no trânsito, coordenar campanhas educativas e elaborar um plano estadual de redução de acidentes de trânsito.

O conselho será composto por representantes da secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública; Educação; Saúde; Meio Ambiente; de Governo; e de Obras Públicas e de Transportes.

Haverá ainda a participação de representantes de Detran, PM, Bombeiros, Polícia Civil, Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande, entre outros.

Coronel Ivan justifica que, no Brasil, 35 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com o Detran, no 1º semestre de 2009 ocorreram 3.379 acidentes de trânsito, com mais de 3.000 vítimas, incluindo 29 mortes.

"Estes acidentes, em sua grande maioria, decorrem do descumprimento das normas de trânsito", justifica o parlamentar. A proposta segue agora para sanção do governador André Puccinelli.

Também nesta sexta-feira, foram aprovados projetos que concede título de cidadão sul-mato-grossense, que dá nome a uma ponte, que cria data festiva (Dia do Homem Pantaneiro) e que institui o Dia do Jovem Adventista.

Outra proposta aprovada foi a do deputado estadual Paulo Duarte (PT) que inclui o Festival de Cinema de Campo Grande no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul. O projeto terá ainda que passar por uma 2ª votação antes de seguir para a sanção do Executivo.

Nos siga no Google Notícias