ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados aprovam criação de fundo para recuperação de dependentes

Será destinado 1% do ICMS de bebidas e fumo para ajudar entidades

Leonardo Rocha | 14/04/2016 12:38
Deputados aprovam criação de fundo para ajudar entidades e instituições (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovam criação de fundo para ajudar entidades e instituições (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, a criação de um fundo especial para destinar 1% de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), sobre bebidas alcoólicas, cigarros e produtos derivados de fumo, para serem investidos em entidades que promovem a recuperação de dependentes químicos, assim como instituições que cuidam de idosos e crianças especiais.

Esta medida tinha sido proposta pelos deputados no ano passado, quando se discutiu o projeto de ajuste fiscal do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), onde se aumentava imposto sobre produtos supérfluos, entre eles bebidas alcoólicas e fumo. Então foi sugerido que 1% deste aumento fosse encaminhado para um fundo especial.

A ideia foi aceita pelo governo estadual e transformada em projeto de lei. "Acredito que esta arrecadação pode gerar R$ 12 milhões por ano para este novo fundo, que será utilizado para ajudar entidades que cuidam deste público, se trata de um apoio e reconhecimento do poder público", disse o líder do Governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB).

O tucano ainda ponderou que caberá ao governo estadual fazer a seleção e escolha de entidades que serão contempladas. O projeto agora segue para segunda votação, onde se analisa o mérito da matéria, para depois ter a sanção do executivo estadual.

Outro - Os deputados também aprovaram, em primeira votação, o projeto que autoriza o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), em caráter excepcional, a planejar, contratar e executar obras e serviços no setor, como a sinalização de vias públicas.

"Antes estas obras só poderiam ser feitas pelas agências municipais de trânsito, mas agora o Detran também estará autorizado para este serviço, porém não vai ser algo habitual e rotineiro, só quando for necessário e planejado", disse Rinaldo Modesto.

Nos siga no Google Notícias