ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Deputados aprovam lei da reciclagem de lixo tecnológico

Redação | 28/10/2010 12:27

A Assembleia Legislativa aprovou nesta manhã, em redação final, projeto que institui normas para a reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico. A proposta é de autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB).

O objetivo da lei é garantir que componentes e equipamentos eletroeletrônicos, que contêm metais pesados e substâncias tóxicas, não sejam jogados no lixo comum, mas tenham um destino adequado e não prejudicial ao meio ambiente.

De acordo com o autor da lei, componentes e periféricos de computadores, monitores e televisores, acumuladores de energia (baterias e pilhas) e produtos magnetizados podem ser considerados lixos tecnológicos.

A sugestão do parlamentar é que o lixo tecnológico passe por processos de reciclagem, práticas de reutilização, neutralização e disposição final apropriada. A destinação final deverá ocorrer de acordo com a legislação ambiental e as normas de saúde e segurança pública.

No caso dos produtos que contenham metais pesados ou substâncias tóxicas, a destinação deverá ser feita mediante a obtenção de licença ambiental expedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que ainda poderá exigir a realização de estudos de impacto ambiental para a autorização.

O projeto também determina que os produtos e componentes eletroeletrônicos comercializados no estado indiquem, na embalagem ou no rótulo, advertência sobre o descarte em lixo comum, orientação sobre postos de entrega, endereço e telefone dos responsáveis pelo descarte do material em desuso e alerta da existência de metais pesados ou substâncias tóxicas entre os componentes do produto.

A empresa que fabrica, importa ou comercializa produtos tecnológicos deve manter pontos de coleta para o recebimento do lixo tecnológico a ser descartado pelo consumidor.

As empresas que descumprirem a norma estarão sujeitas a penalidade de pagamento de multa a ser estipulada pelo governo. Agora, o projeto segue para sanção do governador André Puccinelli (PMDB).

Nos siga no Google Notícias