ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Deputados aprovam medida para diminuir gastos com documentos em cartórios

Leonardo Rocha | 14/06/2016 14:08
Deputados aprovaram três projetos, na sessão desta terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram três projetos, na sessão desta terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto de Marquinhos Trad (PMDB), que dispensa a autenticação das cópias dos documentos, exigido por órgãos da administração estadual. A intenção é diminuir os gastos com cartório. A matéria segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O autor do projeto diz que esta mudança irá trazer benefícios aos consumidores, já que cada cobrança (autenticação) custa entre R$ 8,00 e R$ 12,00 nos cartórios. "Se trata de uma exigência desnecessária e um gasto supérfluo, com o qual o cidadão é obrigado a pagar, além de retardar a solução para os consumidores".

Ele explica que caberá ao servidor público avaliar os documentos, podendo instaurar um procedimento se houver fraude, que segundo o autor, se trata de uma exceção e não representa uma regra. Antes de se tornar lei estadual, o projeto vai passar pelo crivo do governo estadual, que pode sancionar ou vetar a matéria.

Outros - Os deputados também aprovaram o projeto de Maurício Picarelli (PSDB), que garante às servidores públicas, ao menos um dia de folga, para realização de exames preventivos de câncer de mama e colo de útero. Neste atestado não é necessário conter o diagnóstico do exame.

A proposta de Junior Mochi (PMDB) que cria um cadastro estadual de alunos com altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede estadual, também foi aprovado. A intenção é identificar estes estudantes, para conceder um melhor atendimento e orientação à família.

Nos siga no Google Notícias