ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

Deputados aprovam política de incentivo ao uso de bicicletas em MS

Leonardo Rocha | 30/04/2015 13:00
Rinaldo Modesto diz que política de incentivo prevê ações em médio e longo prazo, para estimular o uso de bicicletas (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Rinaldo Modesto diz que política de incentivo prevê ações em médio e longo prazo, para estimular o uso de bicicletas (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que institui a política de incentivo ao uso de bicicletas em Mato Grosso do Sul. A proposta de autoria de Rinaldo Modesto (PSDB), defende que esta prática de mobilidade urbana tenha projetos de médio e longo prazo, para reduzir o índice de poluição nos centros urbanos, e servir como alternativa de locomoção saudável à população.

Neste projeto está incluído ações como a implantação de ciclovias e ciclofaixas, interligadas entre sí, dando toda a infraestrutura e segurança necessária, para que possa estimular esta prática, visando até a diminuição de acidentes com automóveis e motocicletas.

Também está previsto a criação da Semana de Incentivo ao Uso de Bicicleta, que será comemorado no dia 22 de setembro. “Isto gera menos poluição ao meio ambiente, o ciclista ainda realiza exercício físico e deixamos de aumentar o número de acidentes com motos no Estado, que lota os hospitais e UTIs (Unidade de Terapia Intensiva)”, disse o parlamentar.

Rinaldo ainda ressaltou que esta política terá ações em curto, médio e longo prazo, que além das ciclovias, existe até a criação de pontos para se alugar as bicicletas. “Em Amsterdã você fica impressionado com o número de bicicletas, queremos implantar todas estas inovações aqui”.

Reajuste – Os deputados também aprovaram em duas sessões (ordinária e extraordinária), o reajuste de 7,9% nos salários dos servidores da Assembleia Legislativa, em uma revisão anual dos valores, tendo a aplicação retroativa, a partir de 1° de abril de 2015. Esta medida será válida para os funcionários do quadro permanente, aposentados e pensionistas. As despesas serão por cota de dotação orçamentária própria.

Nos siga no Google Notícias