ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados aprovam projeto de lei da pesca com alterações

Redação | 15/12/2009 13:07

Os deputados estaduais aprovaram, após um amplo debate, o projeto de lei da pesca, que libera a utilização de petrechos nos rios de Mato Grosso do Sul. A proposta passou com alterações, como a que limita a utilização de anzol de galho, joão bobo e bóia fixa apenas para a temporada de pesca de 2010.

Após ser aprovado em plenário em segunda votação, o Projeto de Lei 119/09, do Poder Executivo, que dispõe sobre a pesca e a aqüicultura e estabelece medidas de proteção e controle da ictiofauna, voltará a ser analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

A comissão analisará o mérito constitucional de duas emendas apresentadas na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelos deputados Paulo Corrêa (PR) e Jerson Domingos (PMDB). Se for aprovada, o projeto de lei segue para votação em redação final.

Na sessão desta terça-feira, o deputado Júnior Mochi (PMDB) defendeu a proposta do Governo. Ele citou dados da Polícia Militar Ambiental de que em 2007 51% das 645 toneladas de peixes foram retiradas da Bacia do Alto Paraguai pelos pescadores amadores.

Paulo Duarte (PT), que é totalmente contra a manutenção da pesca profissional, destacou que a atividade está em extinção no mundo e o poder público deverá se preparar oferecer alternativas de geração de renda aos profissionais.

Jerson Domingos destacou que a proposta faz mais restrições em relação ao Governo federal, como a de reduzir o número de petrechos de 20 para 10 unidades.

Nos siga no Google Notícias