ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Deputados aprovam projeto que regulamenta os produtos de origem animal

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 10/03/2016 10:49

Os deputados estaduais aprovaram em primeira e segunda votação hoje, o projeto de lei que e regulamenta a fiscalização dos produtos de origem animal, produzidos em Mato Grosso do Sul e destinados ao consumo. O texto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

De acordo com o governador, o projeto foi proposto porque a lei que regulamentava o setor era de 1991 e estava defasada. Com a nova proposta, ele espera uma fiscalização mais efetiva, sobre a qualidade e segurança dos produtos, que depois são encaminhados aos consumidores.

O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), líder do governo na Assembleia, afirma que entre as mudanças propostas é que esta nova lei vai se adequar as regras federais. "Como a lei era antiga teve vários critérios federais adotados depois disso".

A proposta estipula normas na inspeção sobre os aspectos sanitários e industriais dos produtos de origem animal, sendo aqueles destinados a manipulação, fracionamento, transformação, elaboração, conservação e armazenamento, assim como nas fases de embalagem, rotulagem e no trânsito dos produtos em todo Estado.

O projeto prevê notificação, e em casos de reincidência, a cobrança de multa para quem não cumprir as regras vigentes, que começam com 10 uferms, o equivalente a R$ 229,00, mas podem aumentar. Ainda está prevista apreensão, suspensão da atividade que cause risco de saúde e até interdição total do estabelecimento.

Nos siga no Google Notícias