ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados avaliam isenção de imposto para terras invadidas em MS

Leonardo Rocha | 09/02/2016 09:50
Deputados irão votar projeto de Zé Teixeira, que suspende cobrança em terras invadidas (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados irão votar projeto de Zé Teixeira, que suspende cobrança em terras invadidas (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados irão avaliar, em segunda votação, o projeto que prevê isenção de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em contribuições de propriedades rurais ao Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS), quando estas estiverem invadidas, em decorrência de conflitos agrários.

A proposta do deputado Zé Teixeira (DEM), que por sinal tem terra invadida desde 1999, no município de Caarapó, quer a suspensão desta cobrança até quando durar o impasse, sem o devido processo de desapropriação ou êxito na reintegração de posse. Ele ressalta que nestes casos existe um "esvaziamento econômico do imóvel", que prejudica seu proprietário.

O democrata reconhece que caso o projeto seja aprovado, ele será beneficiado, no entanto destaca que nestes casos os produtores são "tolhidos" dos direitos inerentes à propriedade privada, ressaltando que não se trata de "renúncia de receita", já que a suspensão do pagamento é temporária, logo após a solução, os tributos voltam a ser cobrados.

O deputado resolveu apresentar a matéria quando recomeçaram as invasões de terras, por grupos indígenas no Estado, que até o momento não tiveram qualquer resolução da União. A matéria será apreciada em segunda votação, na próxima quinta-feira (11), caso seja aprovada, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias