ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados conseguem assinaturas para criar CPI do aborto

Redação | 21/12/2008 09:26

Deputados da Frente Parlamentar pela Vida, reuniram mais de 200 assinaturas e conseguiram o compromisso de criar na Câmara Federal a CPI do Aborto. Os deputados aguardam a instalação, no máximo, até março do próximo ano e já definiram que os primeiros depoimentos devem ser de mulheres que praticaram aborto na clínica de Neide Mota, em Campo Grande.

O processo desencadeado em mato grosso do Sul, com mais de 1.2 mil mulheres indiciadas, foi o estopim para o pedido de investigação, segundo o grupo, que é o mesmo responsável pela mobilização contra a liberação do uso de células tronco embrionárias em tratamentos no País.

A Comissão também deve investigar a partir de 2009 a venda clandestina e o contrabando de abortivos, como o Citotec, muito comum na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, e já apreendido por diversas vezes no Camelódromo da Capital sul-mato-grossense.

Também foi determinado como objetivo da CPI a apuração sobre a existência de uma rede de clínicas de aborto no Brasil e a quem esse negócio beneficia.

A bancada religiosa já adianta que se a Comissão não sair do papel, vai organizar manifestações na Esplanada dos Ministérios e organizar abaixo-assinado onde espera reunir mais de cinco milhões de assinaturas.

Para essa nova página da polêmica sobre o aborto no País, a expectativa é de nova revolta entre feministas e defensores dos direitos humanos que já estão articulados em defesa das mulheres envolvidas no inquérito aberto em Campo Grande, por terem sido atendidas por Neide Mota.

Nos siga no Google Notícias