ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados criticam descumprimento da proibição de venda de bebidas a menores

Wendell Reis | 27/03/2012 13:05
Kemp pediu ajuda da população para fiscalizar os estabelecimentos(Foto: Divulgação/Giuliano Lopes)
Kemp pediu ajuda da população para fiscalizar os estabelecimentos(Foto: Divulgação/Giuliano Lopes)

O deputado Pedro Kemp (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (27) para pedir ajuda da população na fiscalização da lei 4.173, de sua autoria, que prevê advertência e multa para quem vender bebida alcoólica a menores de 18 anos. Durante discurso, o deputado pediu a participação da sociedade na fiscalização da lei.

Ontem, o Campo Grande News mostrou a facilidade encontrada por um adolescente para comprar cerveja em uma conveniência no bairro Coophatrabalho. O adolescente contou que tinha passado em dois estabelecimentos no bairro e não conseguiu comprar. Já no terceiro, a dificuldade encontrada foi só na troca dos R$ 20 utilizados para a compra.

Kemp explicou que a lei tem o objetivo de auxiliar o cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Entretanto, cobrou a intensificação da fiscalização e a contribuição da sociedade, que pode denunciar o desrespeito à lei e fazê-la cumprir.

O deputado Zé Teixeira (DEM) pediu a palavra para dizer que é preciso fiscalização, tendo em vista que o comerciante paga muito imposto, o que lhe faz pensar em vender ou não. Além disso, ressaltou que os adolescentes estão entre os maiores consumidores de bebidas alcoólicas. O deputado lembrou do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definindo que há lei que pega e a que não pega.

“Espero que esta lei pegue”, declarou o deputado, ressaltando que a maior parte dos crimes no trânsito são motivados por ingestão de bebida. Zé Teixeira entende que é preciso reforçar que a multa é pesada e aplicá-la, para que o comerciante pense antes de descumpri-la.

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB) lembrou do que classificou como retrocesso: a autorização da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do País. O deputado disse esperar que os comerciantes se conscientizem e a sociedade ajude, para que todos fiquem mais sadios.

O deputado Cabo Almi (PT) lembrou que falta uma fiscalização do poder público. Ele se recordou da Lei Seca aprovada pela Câmara de Campo Grande. Segundo o deputado, no começo, a lei diminuiu o número de homicídios e todos os estabelecimentos cumpriam a determinação, por conta da grande fiscalização. Porém, com o tempo, a fiscalização acabou diminuindo e a lei passou a ser desrespeitada.

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) parabenizou Kemp pela lei e defendeu tolerância zero. No entendimento do deputado, enquanto não houver rigor, os hospitais continuarão cheios de vítimas de traumas. Rocha defende a aplicação de multa e até o fechamento do estabelecimento em caso de descumprimento da lei. A lei prevê advertência e, em caso de reincidência, multa que pode chegar a 500 UFERMS, ou seja, R$ 8 mil.

Nos siga no Google Notícias