ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados definem composição da CCJ, principal comissão na Assembleia

Demais colegiados ainda serão definidos nos próximos dias

Mayara Bueno | 18/02/2016 12:27
À esquerda, deputados Lídio Lopes (PEN), Eduardo Rocha (PMDB) e Márcio Fernandes (PT do B); à direita, Renato Câmara (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB). (Victor Chileno e Roberto Higa/ALMS)
À esquerda, deputados Lídio Lopes (PEN), Eduardo Rocha (PMDB) e Márcio Fernandes (PT do B); à direita, Renato Câmara (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB). (Victor Chileno e Roberto Higa/ALMS)

A composição da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul está quase definida, faltando apenas a oficialização dos nomes.

A comissão é a mais importante da casa de leis, pois por ela passam todos os projetos de leis. Por lá, é analisado se a matéria é constitucional ou não, se for, segue para a votação no plenário, caso contrário, a proposta é arquivada na própria comissão.

Pelo bloco formado pelo PMDB, provavelmente serão indicados para a CCJ os deputados Maurício Picarelli e Renato Câmara, ambos peemedebistas. O deputado Eduardo Rocha, que se manteve como líder do PMDB, disse que martelo ainda não batido a respeito dos nomes, em virtude das tratativas com o deputado Felipe Orro (PDT).

O grupo encabeçado pelo PSDB indicará Lídio Lopes (PEN) e José Carlos Barbosa (PSB), segundo Beto Pereira, recém chegado no ninho tucano e que vai liderar a bloco na Assembleia.

Já o PT, que só tem direito a indicar um deputado para a comissão, por conta da quantidade de parlamentares na bancada, escolherá João Grandão. A liderança do partido na casa de leis ficará com o deputado Amarildo Cruz.

As demais comissões permanentes – ao todo são 15 colegiados compostos por 5 deputados – serão definidas nos próximos dias.

Blocos - Neste ano, a Assembleia Legislativa articulou a formação de dois blocos pró-governo, liderados pelo PSDB e PMDB. No ninho tucano, além dos cinco atuais, integram mais cinco parlamentares de outros partidos. Os peemedebistas lideram um grupo com outros dois deputados.

Nos siga no Google Notícias