ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados destacam que MS já realiza o voto aberto no legislativo

Leonardo Rocha | 04/09/2013 12:47
Deputado diz que eleitor deve acompanhar as votações para saber o posicionamento dos deputados (Foto: Divulgação)
Deputado diz que eleitor deve acompanhar as votações para saber o posicionamento dos deputados (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul ressaltaram que aqui na Assembleia Legislativa o voto aberto já é feito em todas as votações, inclusive na escolha do novo conselheiro para o TCE (Tribunal de Contas Estadual). Esta informação foi confirmada pelo presidente da Casa, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB).

“Este projeto de lei votado na Câmara dos Deputados já é exercido por muito tempo aqui, nesta questão nós podemos servir de exemplo para o resto do país, aqui é feito tudo às claras, uma questão de transparência do legislativo”, destacou ele.

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) também ponderou que este avanço possibilita que o eleitor possa acompanhar melhor as ações do legislativo, para saber quais são os projetos e decisões que foram tomadas que irão interferir no seu dia a dia. “O voto aberto já era uma realidade para nós e agora precisa se estender para todo país, assim iremos propor que o eleitor também tenha mais consciência sobre sua decisão na hora da eleição”, argumentou ele.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Voto Aberto com 452 votos a favor e nenhum contra. A proposta agora segue para o Senado onde também passará por dois turnos. Esta ação aconteceu após a absolvição na ultima quarta-feira do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO) por que faltaram 24 votos. Foram 233 votos a favor e 131 contra.

Nos siga no Google Notícias