ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputados discutem dificuldades no combate a incêndios na Capital

Josemil Rocha e Luciana Brazil | 08/05/2013 17:38
Kemp e Almi cobraram mais investimentos no Corpo de Bombeiros (Foto: Guiliano Lopes)
Kemp e Almi cobraram mais investimentos no Corpo de Bombeiros (Foto: Guiliano Lopes)

Nesta manhã, durante a sessão da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais discutiram as dificuldades enfrentadas pelos bombeiros para combater incêndios de grandes proporções no centro de Campo Grande, como o que aconteceu ontem na loja do Planeta Real. Um dos pontos mais tocados pelos parlamentares foi a falta de estrutura do Corpo de Bombeiros da Capital.

Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, o deputado Cabo Almi (PT) cobrou mais investimentos no Corpo de Bombeiros, a fim de que tenham mais eficiência e rapidez no combate a incêndios. Enalteceu, por outro lado, a competência dos bombeiros que, muitas vezes, colocam a própria vida em risco para salvar outras pessoas.

Em aparte, o deputado Pedro Kemp (PT) disse que por sorte o incêndio não causou mortes ontem no centro da Capital. “É preciso registrar a dificuldade que o Corpo de Bombeiros teve. A escada magirus falhou. Os hidrantes no local estavam sem água”, afirmou ele, lembrando que o Corpo de Bombeiros levou uma hora para elevar a escada, segundo o deputado.

Almi concordou com Kemp e observou que esse é um dos setores que precisam de urgente modernização no Corpo de Bombeiros do Estado. “A escada magirus é muito antiga, de 1971”, apontou o parlamentar.

Também em aparte, o deputado Lídio Lopes (sem partido) disse que tempo de atendimento em Campo Grande “é mínimo” em caso de combate a incêndio. Para ele, os bombeiros fizeram o melhor que puderam, mas ”fatalidades acontecem”. Concordou, porém, que é preciso avançar.

Cabo Almi insistiu na necessidade de dar melhor estrutura para os bombeiros. “Mesmo que eles coloquem a própria vida em risco, os bombeiros atuam, mas tem de investir mais”, cobrou novamente.

O líder do governo na Assembleia, deputados Oswaldo Mochi Júnior (PMDB), informou que em breve o governador André Puccinelli estará regulamentando a lei aprovada pela Assembleia sobre o Fundo de Combate a Incêndios, o que representará mais investimentos no Corpo de Bombeiros. “Esse fundo de combate ao incêndio canaliza todas as multas e taxas para reequipamento de bombeiros e compra de viaturas”, explicou Mochi.

Quanto ao combate ao incêndio ontem, uma das críticas dos deputados foi em relação a demora para chegar as viaturas. Mochi explicou que a demora na chegada ao local do sinistro ocorreu porque o trânsito ficou tumultuado. “As viaturas não ficam todas em um local. Elas rodam a cidade e ficam nos oito quartéis. No momento, o trânsito trancou e virou um caos. As viaturas não chegaram todas ao mesmo tempo”, explicou.

Nos siga no Google Notícias