ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados estaduais divergem sobre pacote de ações de Dilma

Leonardo Rocha | 25/06/2013 12:37
Rinaldo afirma que presidente poderia acionar sua base e votar reforma no Congresso (Foto: divulgação)
Rinaldo afirma que presidente poderia acionar sua base e votar reforma no Congresso (Foto: divulgação)

Os deputados estaduais tiveram opiniões e atitudes diferentes sobre o pacote de ações que a presidente Dilma Rousseff (PT) apresentou ontem em Brasília aos prefeitos e governadores. Aqueles que se colocaram contrário a presidente, destacaram que a reforma política deve surgir do Congresso Nacional e não de plebiscito. Já os que defendem Dilma, ressaltaram que esta reforma está há muito tempo “parada”em Brasília e até hoje os deputados e senadores não chegaram a um entendimento.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) destacou que este “pacto nacional” mostra que o governo federal quer discutir as melhorias no serviço público. “São ideias que podem ser concretizadas, apesar de ter algumas polêmicas, ela (presidente) mostrou que não vai ficar parada vendo a insatisfação da população”, ressaltou ele. Segundo o petista, as propostas já haviam sido colocadas em pauta antes da manifestação. “Ela desonerou impostos como Cofins e PIS/Pasep e sugeriu o recurso do pré-sal para educação, antes do clamor popular”, indicou.

Já Amarildo Cruz (PT) relembrou que estas ações são defendidas pelo partido (PT) há muito tempo e que a reforma política é imprescindível no país. “O tratamento rigoroso com a corrupção, assim como a reforma são respostas essenciais àqueles que foram as ruas”, destacou. Junior Mochi (PMDB) acredita que estas ações devem ser analisadas, mas elogiou a postura da presidente. “Ela demonstrou que se preocupou com os protestos, teve vontade política para discutir questões difíceis”, ponderou.

Ato ilegal – Para o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), algumas propostas da presidente, como a reforma política por meio de plebiscito específico, são ilegais e divergem da Constituição Federal. “Se existe um dispositivo legal por meio de projeto no Congresso, como vai provocar um plebiscito? Isto é uma afronta à constituição”, ressaltou. Já o professor Rinaldo (PSDB) lembrou que Dilma (Rousseff) tem a maioria na Câmara e no Senado e se quisesse acionava a base e votava as reformas necessárias. “Ela poderia ter aprovado antes, até em uma semana”, destacou.
O tucano ainda salientou que a população quer respostas imediatas aos serviços essenciais, como educação, saúde e segurança. “Reforma política deve ser feita a médio e longo prazo, não por meio de plebiscito”, explicou.

Nos siga no Google Notícias