ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados irão discutir inclusão de MS no Consórcio do Brasil Central

Leonardo Rocha | 18/10/2015 15:48
Deputados vão discutir matéria, antes de votar o projeto em segunda votação (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados vão discutir matéria, antes de votar o projeto em segunda votação (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados resolveram discutir o projeto que inclui Mato Grosso do Sul no Consórcio Interestadual, do bloco Brasil Central. Eles vão realizar uma reunião com a participação de cooperativas, movimentos sociais e prefeituras, na próxima segunda-feira (19), a partir das 17h, na Assembleia Legislativa.

De acordo com o relator da matéria, o deputado João Grandão (PT), na Comissão de Finanças e Orçamento, esta será uma oportunidade para se discutir o projeto com técnicos, pois envolve a economia do Estado e também da região Centro-Oeste.

"O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é extremamente importante para a nossa região, no entanto, precisa ser discutida sua instrumentalização, tanto técnica como financeira. O projeto é abrangente, oferece a possibilidade de recursos de forma desburocratizada", garantiu ele.

O deputado lembrou que além de projetos inovadores, ainda vai se discutir ações e negócios do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte). A proposta já foi aprovada em primeira votação, quando se analisa sua legalidade, restando agora a segunda apreciação, quando se leva em conta o mérito da matéria.

Os estados precisam da autorização dos legislativos para fazer parte do Consórcio, que prevê que cada integrante deve aportar a quantia de R$ 1,9 milhão, que vai servir para financiar projetos e atividades do bloco, além de traçar planos de desenvolvimento da região.

O bloco Brasil Central é formado pelos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia. Ele surgiu após os governadores entenderem que o grupo vai ser importante para tratar pautas em comum e se articular junto ao governo federal.

Nos siga no Google Notícias