ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Deputados irão discutir instalação de satélite para monitorar fronteira

Leonardo Rocha | 08/11/2013 07:37
Deputado destacou que programa irá dar mais segurança e vigilância a fronteira (Foto: Divulgação)
Deputado destacou que programa irá dar mais segurança e vigilância a fronteira (Foto: Divulgação)

Os deputados irão participar hoje de audiência pública que vai discutir o sistema de monitoramento na região de fronteira, que poderá contar com instalação de satélite para fazer a vigilância. O evento irá acontecer a partir das 18h, no plenário da Assembleia Legislativa.

A implantação do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que é um projeto pioneiro, também será debatido na manhã de hoje nas cidades de Corumbá e Ponta Porã.

O deputado Cabo Almi (PT), presidente da comissão de segurança, destacou que este projeto irá dar tranqüilidade a população que convive com casos de criminalidade na região, como roubos de carros, contrabando, tráfico e drogas e armas.

“Esta iniciativa visa um investimento de até R$ 11 bilhões em uma área de 17 mil quilômetros, que irá atuar em até dez estados”, apontou ele.

O deputado ponderou que o evento contará com representantes da policia civil e militar, da segurança publica do Estado, além de generais do exército. O senador Delcídio do Amaral (PT) e o senador Pedro Taques (PDT-MT) já confirmaram presença.

“Teremos um debate importante aqui na Assembleia, esperamos que até o governador (André Puccinelli) compareça ao evento”, destacou ele.

Violência – No período da tarde, os deputados devem se reunir em audiência pública para apurar denuncias e propor medidas de repressão a violência praticada aos profissionais de comunicação de Mato Grosso do Sul.

O tema do evento será “Humanos e a proteção dos profissionais da comunicação”, que terá a participação do CDDH (Centro de Defesa dos Humanos) e pelo Grupo de Trabalho “Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil”.

Durante audiência serão ouvidos depoimentos dos profissionais que se encontram em situação de risco. “Vamos analisar o cenário atual e propor ações que possam atuar na prevenção da violência contra esses profissionais e também na luta contra a impunidade”, afirmou o deputado Maurício Picarelli (PMDB), proponente do encontro.

Nos siga no Google Notícias