ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados não eleitos se despedem na última sessão do ano

Fernanda França e Aline dos Santos | 16/12/2010 15:30
Akira diz adeus depois de 28 anos de mandato. (Foto: AssCom/AL).
Akira diz adeus depois de 28 anos de mandato. (Foto: AssCom/AL).

A maioria dos deputados estaduais que não conseguiram se reeleger no dia 3 de outubro deste ano ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa nesta manhã para se despedir.

O petista Pedro Teruel, que deixa a Casa depois de 10 anos de atuação, levou até a mãe, de 84 anos, e um irmão, para assistirem seu adeus na última sessão de 2010.

Entre os vários agradecimentos, um lamento: a não aprovação de dois projetos de sua autoria. Um deles pede o cancelamento da cobrança das tarifas mínimas de consumo, em serviços como de água, energia e telefonia.

Outra proposta não aprovada institui o programa Renda Cidadã em Mato Grosso do Sul.

Em seu discurso, Pedro Teruel disse ter esperanças de muitas melhoras nos serviços que a Assembleia tem condições de oferecer à sociedade.

À imprensa, disse que pode retomar seus negócios ou até ocupar cargo federal no Estado.

Teruel já teria recebido, inclusive, um telefonema da equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), sobre a indicação de seu nome para algum órgão federal.

Engenheiro Mecânico, graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, administrador e advogado, o deputado disse que foi convidado por conta de seu currículo. Mesmo assim, ainda não anuncia que cargo deve ocupar.

“É um cargo onde eu possa ajudar”, resumiu.

Depois de ficar como primeiro suplente de deputado federal, Akira Otsubo se despediu da Assembleia Legislativa após 28 anos de mandato.

“É um momento que me dá uma certa tristeza, mas aprendi muita coisa aqui. A Assembleia é uma escola, o Legislativo é uma oportunidade que proporciona maior contato com a população e reconhecer suas dificuldades”, discursou.

Youssif vai conversar com Puccinelli para ser indicado no governo
Youssif vai conversar com Puccinelli para ser indicado no governo

Líder do governo na Casa, o deputado Youssif Domingos (PMDB) também se despediu, justamente no dia de seu aniversário.

“Faz parte da vida perder, mas não dá para negar a tristeza”, disse, anunciando que se reunirá amanhã com o governador André Puccinelli (PMDB) para conversar sobre uma possível indicação para cargo na administração estadual.

Eleito com a segunda maior votação do estado para a Câmara dos Deputados, Reinaldo Azambuja (PSDB) ocupou a tribuna para dizer adeus aos colegas. Já o deputado Ary Rigo (PSDB) não compareceu à sessão desta manhã.

Também não reeleitos, Amarildo Cruz (PT) e Coronel Ivan de Almeida (PRTB) preferiram não ocupar a tribuna para se despedir.

A mesma atitude teve Rinaldo Modesto (PSDB), mas por outro motivo. Ele é primeiro suplente e tem grandes chances de permanecer na cadeira de deputado, já que Carlos Marun (PMDB) abrirá uma vaga a partir de sua indicação para a Secretaria de Habitação do Estado.

Antônio Braga (PMDB) pendura as chuteiras este ano e Celina Jallad (PMDB) foi recentemente indicada como conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Após o encerramento dos trabalhos, os deputados desta legislatura participaram de um almoço de confraternização, na sala da presidência, com os eleitos no dia 3 de outubro.

Nos siga no Google Notícias