ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados podem mudar nome do Estado por meio de PEC

Redação | 09/06/2009 14:25

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) afirmou uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pode mudar o nome de Estado de Mato Grosso do Sul. Esta pode ser uma alternativa ao plebiscito, conforme parecer elaborado pelo advogado constitucionalista André Borges Netto.

O petista acredita que a proposta de alterar a denominação de MS já conta com o apoio de 13 deputados, número mínimo necessário para apresentar a PEC. Contudo, ele ainda vê dificuldade para aprovar o projeto em plenário, porque são necessários dois terços dos parlamentares (18 dos 24).

No entanto, ele destacou que não pretende ser autor da proposta. O objetivo é que os defensores da idéia encampem a alternativa, já que o grupo tem interesse não partidarizar a discussão. A apresentação da PEC ou realização de plebiscito voltará a ser discutida na próxima terça-feira.

Cruz defendeu a discussão de forma transparente e com a participação da população. Ele elogiou a posição do prefeito da Capital, Nelsinho Trad (PMDB), que se manifestou a favor da consulta à população sobre a mudança de nome do Estado para Pantanal.

Nos siga no Google Notícias