ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados prometem presença e defendem partidos na volta ao trabalho

Wendell Reis | 02/02/2012 13:26

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou uma sessão solene nesta quinta-feira (2) para dar início aos trabalhos. Na ocasião, o governador André Puccinelli (PMDB) leu sua mensagem com o balanço dos trabalhos e ouviu representantes do PSDB, PMDB, PT, PR e dos partidos que não possuem um grande número de deputados na Casa.

No discurso os deputados prometeram frequência, sem deixar que os debates das eleições municipais cheguem a Assembleia, destacaram a atuação do governador, mas não deixaram de puxar a sardinha para suas legendas, utilizando, também, as ações do Governo Federal.

O deputado Felipe Orro (PDT) foi o primeiro a discursar, representando os partidos com menor número de deputados na Assembleia. Ele disse que os deputados estão cumprindo a missão de zelar pela constituição, fiscalizando o Poder Executivo, mas ajudando no desenvolvimento do Estado.

Orro destacou as dificuldades com questões sociais, que envolvem indígenas e sem terra. Porém, disse que o Governo do Estado tem trabalhado paulatinamente para diminuir as diferenças. Ele afirmou que a população encontrará em todos os partidos a resposta, respaldo e respeito às leis.

O deputado da oposição, Cabo Almi (PT), aproveitou o discurso para falar de seu partido, elogiando a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo ele, ousou ao eleger uma mulher, que lançou projetos para alavancar o País e atingiu uma aceitação popular maior que a de seu antecessor.

Almi avaliou que o trabalho parlamentar não é fácil, principalmente porque depende do trabalho do Executivo, se referindo a aprovação dos projetos apresentados, mas garantiu que vai continuar trabalhando.

O deputado Antônio Carlos Arroyo falou em nome do PR. Ele lembrou que é a sexta vez consecutiva que sobe a tribuna para representar o partido, que sempre apoiou o Governo de Puccinelli, sem abrir mão da independência e obrigação de fiscalizar. Arroyo disse que os deputados devem percorrer 78 municípios neste ano, mas não podem deixar de estar presente, discutindo matérias e projetos.

O deputado do PSDB, Rinaldo Modesto, também evidenciou as ações de seu partido, declarando que teve a coragem de criar e implementar projetos sociais, bem como equilibrar a economia do País. Além de lembrar questões nacionais, o deputado ressaltou que o partido apoiou Puccinelli em todas as eleições e continua ao lado para realizar os anseios da população.

Junior Mochi foi o último a falar. Ele discursou em nome da bancada do PMDB. Mochi disse que é uma satisfação dizer que o MS Forte, elaborado pelo Governo do Estado, já está com 80% das obras concluídas, o que, para ele, demonstra a seriedade e responsabilidade do Governo no trato com a coisa pública. Mochi confidenciou que no interior do Estado Puccinelli é reconhecido como alguém que faz o que fala e só fala o que pode fazer.

Mochi também lembrou da Emenda 29, criticando a atitude do Governo Federal, em não se comprometer a dar 10% da receita da União para a Saúde, e lembrou que é preciso rever os Fundos de Participação do Estado e dos Municípios. O líder do Governo na Assembleia também pediu que o governador aproveite que está finalizando o MS Forte e já lance o MS Forte 2.

O presidente da Assembleia, Jerson Domingos (PMDB), foi o último a falar e disse que a abertura do trabalho legislativo serve para reascender e tornar mais vivo o vínculo da união formada entre a população e seus legítimos representantes, para garantir o desenvolvimento do Estado. "Reitero o compromisso e a dedicação constante deste Parlamento no trato das coisas públicas. Vamos manter vivo o diálogo com a sociedade e demais órgãos públicos, buscando caminhos para a melhoria de qualidade de vida do nosso povo”.

Os trabalhos na Assembleia serão retomados normalmente na terça-feira (7). Na sessão desta quinta-feira não estiveram presentes os deputados Paulo Duarte (PT), que segundo Almi está cumprindo compromissos em Corumbá, o deputado Eduardo Rocha (PMDB) e o deputado Onevan de Matos (PSDB).

Nos siga no Google Notícias