ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados protestam contra monopólio de frigoríficos no Estado

Wendell Reis | 04/05/2012 08:05
Márcio Fernandes e Zé Teixeira estão preocupados com a aquisição de diversos frigoríficos pelo JBS no Estado (Foto:Assembleia/Giuliano Lopes)
Márcio Fernandes e Zé Teixeira estão preocupados com a aquisição de diversos frigoríficos pelo JBS no Estado (Foto:Assembleia/Giuliano Lopes)

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa está requerendo ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) um posicionamento sobre a aquisição de frigoríficos por parte do grupo JBS, o que no entendimento de alguns deputados, pode ser caracterizado como “monopólio do mercado da pecuária de corte de Mato Grosso do Sul.

O assunto foi levado a tribuna pelo presidente da comissão, deputado estadual Márcio Fernandes (PTdoB). Ele entende que a atual conjuntura ameaça o livre comércio da pecuária de corte no Estado. Como exemplo, citou a oferta de R$ 268 milhões feita pelo JBS para aquisição do frigorífico Independência. O deputado teme uma combinação de preços, que ao ser ver seria drástica para os pecuaristas.

Márcio Fernandes explica que o caso do JBS não é fato isolado e o grupo já mostrou agressividade quando neste ano fez sete aquisições e arrendamentos de frigoríficos menores. Hoje, segundo o deputado, o JBS detém 30% do total de 3,27 cabeças abatidas em Mato Grosso do Sul. Além disso, detém 48% da capacidade de abate. Márcio entende que cabe ao Cade verificar se existe a concentração de poder econômico.

O deputado Zé Teixeira (DEM) entende que o problema é mais grave se levar em conta que as aquisições são subvencionadas com recursos do próprio Governo Federal, por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Ele sugeriu que seja enviado um requerimento ao senador Delcídio Amaral (PT), que preside a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. O requerimento teria o intuito de obter informações sobre qual o investimento dado pelo BNDES ao grupo JBS. Zé Teixeira ainda sugeriu a criação de uma cooperativa onde os produtores seriam responsáveis pelo abate do boi e a venda da carne.

Nos siga no Google Notícias