ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Deputados querem montar comissão para “reestatizar” a Enersul

Leonardo Rocha | 16/07/2013 12:29
Kemp afirma que governo estadual deveria analisar a possível reestatização da Enersul (Foto: divulgação)
Kemp afirma que governo estadual deveria analisar a possível reestatização da Enersul (Foto: divulgação)

Deputados da base do PT afirmaram, durante a sessão de hoje na Assembleia, que vão propor a formação de uma comissão para debater a possível “reestatização” da Enersul ao governo estadual.

Eles pretendem buscar o apoio dos colegas do legislativo para oferecer esta opção ao governador André Puccinelli (PMDB). “Não sabemos se esta ação é possível, mas o executivo deve discutir e analisar uma possível reestatização da Enersul que está passando de mão em mão sem que haja qualquer solução”, ressaltou o deputado Pedro Kemp (PT).

De acordo com o petista, após este retorno da empresa para o governo estadual, este poderia colocar a situação nos trilhos. “A dívida com os credores já chega a R$ 2 bilhões, não podemos ficar parados vendo novamente a situação se repetir”, destacou ele.

Laerte Tetila (PT) vai buscar “costurar” este acordo para que os partidos e as entidades públicas iniciem esta discussão. “Vejo que esta é a melhor alternativa, repassar para outra empresa já foi demonstrado que não funcionou”, indicou.

Inviável – O deputado Marquinhos Trad (PMDB) afirmou que os colegas podem sugerir esta opção, mas em sua concepção esta proposta é inviável. “Existe um contrato de 30 anos em vigor, o governo estadual teria que participar do leilão e faturar a disputa, mais compensa assumir uma dívida de R$ 2 bilhões? Seria viável”, questionou ele.

Marquinhos argumentou que caso o contrato fosse “rescindido” a Enersul voltaria para Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e não para o executivo estadual. “A Aneel colocaria a venda de novo e depois se não houvesse interessados, abriria uma licitação”, explicou ele.

Nos siga no Google Notícias