ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados se reúnem em Brasília para discutir competências do legislativo

Leonardo Rocha | 14/10/2015 09:06
Junior Mochi e mais três deputados estaduais participam de discussão da PEC 47 (Foto: Assessoria/ALMS)
Junior Mochi e mais três deputados estaduais participam de discussão da PEC 47 (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados Junior Mochi (PMDB), Renato Câmara (PMDB), Beto Pereira (PDT) e José Carlos Barbosa (PSB) participam de reunião em Brasília, nesta quarta-feira (14), durante a manhã, para discutir a PEC 47 (Projeto de Emenda Constitucional), que amplia as competências dos legislativos estaduais.

A reunião ocorre na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, onde a matéria está tramitando, tendo hoje a participação de presidentes de Assembleias de todo país, além de outros deputados que vão fazer parte deste debate.

O presidente da Assembleia de MS, o deputado Junior Mochi (PMDB), ressaltou que esta proposta será importante para que os legislativos estaduais possam ter mais prerrogativas, com autonomia para resolver problemas dos estados, de forma efetiva e com celeridade.

Esta PEC 47 quer reduzir as competências privativas da União, com ampliação das ações no âmbito estadual, principalmente em temas importantes do dia a dia, como trânsito, transporte, propaganda normas processuais, direito agrário, diretrizes e bases da educação, normas de licitação e contratação feitas pela administração pública.

Os deputados em diversas ocasiões apresentam projetos nestas áreas que são aprovados e seguem para sanção do chefe do executivo, no entanto são vetados por terem vícios de inconstitucionalidade, já que são prerrogativas e competências exclusivas da União, a intenção desta PEC é justamente fazer modificações neste cenário.

Nos siga no Google Notícias