ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados também questionam pagamento de TDA aos produtores rurais

Leonardo Rocha | 09/08/2013 11:55
Deputado destaca que produtores irão perder dinheiro com TDA (Foto: Divulgação)
Deputado destaca que produtores irão perder dinheiro com TDA (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais também questionam o pagamento do governo federal aos produtores rurais por meio de TDA (Título da Dívida Agrária) e não de dinheiro em relação as suas terras que serão cedidas aos povos indígenas em Mato Grosso do Sul.

O deputado Paulo Correa (PR) destacou que a o legislativo estadual aprovou a lei do Fepati (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas) que possibilita o governo estadual a comprar esta terra aos indígenas. Ele ressaltou que ao invés de mandar “dinheiro” a União quer fazer pagamento por meio de títulos agrários.

Corrêa ressaltou que TODA por ser um título poderá gerar prejuízo ao produtor quando for efetuado o negócio. “A fazenda Buriti, por exemplo, tem 15 mil hectares, e sua venda será negociada em valor de mercado. Esse título possui um valor de face outro de negociação”. Ele ainda ponderou que esta “manobra” do executivo tem a intenção de “eximir” a culpa do governo federal, já que ele concedeu as terras aos produtores.

Já o deputado Zé Teixeira (DEM) destacou que os produtores adquiriram suas terras com documentação e recibos de pagamentos e que agora não possuem amparo jurídico e nem constitucional. “Não existe legalidade para que o governo federal desaproprie as terras e pague em TDA para o Estado”.

Aviso – O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou ontem durante a visita do ministro da pesca, Marcelo Crivela, que esta situação será prejudicial aos produtores, já que em sua análise TODA não é “grana”, ele ainda avisou que os produtores devem negociar melhor estas terras.

Está prevista para próxima terça-feira, a reunião do ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, com representantes dos indígenas e dos produtores. No último encontro ficou estimado o pagamento de R$ 150 milhões para aquisição de 15 mil hectares de terras para ampliar a reserva Buriti, além de anunciar as duas próximas prioridades de indenização para devolução de áreas indígenas no Estado.

Nos siga no Google Notícias