ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Deputados vão pedir apoio para mudar lei de compras pela internet

Wendell Reis | 26/10/2011 14:02
Paulo duarte (PT) conversa com o primeiro secretário Paulo Corrêa (PR). (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Paulo duarte (PT) conversa com o primeiro secretário Paulo Corrêa (PR). (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Os deputados Paulo Duarte (PT) e Junior Mochi (PMDB) comemoraram a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 103/2011), levada ao Senado Federal por Delcídio Amaral (PT), para mudar as regras de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas compras realizadas pela Internet, o chamado e-commerce. Preocupados com os prejuízos ao consumidor e ao próprio Estado, os deputados devem pedir apoio a deputados de outros estados para garantirem a aprovação.

O deputado Paulo Duarte lembrou que tinha apresentado a Proposta de Emenda à Constituição Federal na Assembleia Legislativa, mas a mesma precisava da aprovação da maioria das Assembleias para que fosse promulgada. A cópia do projeto foi encaminhada a Câmara Federal e ao Senado. Assim, o senador Delcídio aproveitou o projeto e o apresentou.

Duarte explica que a lei atual, que destina todo o imposto, hoje em 17%, ao estado de origem, acaba prejudicando o consumidor, que é obrigado a pagar mais 10% de imposto ao Estado, chegando a destinar 37% só em tributos. A nova lei prevê a divisão do valor, ficando 7% para o estado de origeme 10% do imposto para o estado de destino, sem nova tributação para o consumidor.

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) parabenizou o deputado Paulo Duarte e propôs que a Assembleia envie uma comissão de deputados a Brasília, para que os mesmos falem da importância da aprovação e consigam apoio de deputados e senadores de outros estados. A proposta foi acatada pelo deputado Paulo Duarte, lembrando que é preciso impedir que a mesma fique engavetada.

O deputado Junior Mochi também se declarou feliz pelo fato do projeto iniciado na Casa ter sido acatado e apresentado no Senado Federal. Ele explica que o Mato Grosso do Sul teve prejuízos de R$ 45 milhões que não foram repassados só em 2011, podendo chegar a R$ 60 milhões se a lei não for modificada.

Nos siga no Google Notícias