ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Dezenove candidatos a vereador têm registros reprovados na Capital

Fabiano Arruda | 23/08/2012 16:14
Vagas à Câmara de Campo Grande têm mais de 500 candidatos neste ano. (Foto: arquivo)
Vagas à Câmara de Campo Grande têm mais de 500 candidatos neste ano. (Foto: arquivo)

A Justiça Eleitoral considera inaptas 19 candidaturas a vereador em Campo Grande nas eleições deste ano, segundo informações do sistema de registro de candidaturas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), atualizado nesta quinta-feira. O número já chegou a 35, mas com o julgamento dos recursos, aumentou a quantidade de candidaturas autorizadas.

Ao todo, o mecanismo contabiliza 526 candidaturas a uma vaga à Câmara Municipal da Capital, no entanto, 16 concorrentes renunciaram e desistiram da disputa.

Há ainda uma candidatura que foi considerada aprovada, mas ainda possui recurso a ser julgado. E Valdenir da Pax (PSL) aparece com o registro cancelado.

Segundo a assessoria de imprensa do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), as informações que aparecem no sistema do TSE, o DivulgaCand, são atualizadas duas vezes por dia, o que indica a segurança das informações divulgadas.

No entanto, o candidato Alex do Som (PT), por exemplo, aparece com o registro como "indeferido com recurso" na página do DivulgaCand, mas sua equipe jurídica garante que ele já teve a candidatura aprovada no TRE.

Prazos - O prazo final para a Justiça apreciar as candidaturas em situação irregular, pelo calendário eleitoral, termina nesta quinta-feira. Contudo, ainda conforme o TRE, o órgão vai analisar os casos em sessões nesta quinta-feira, na segunda, terça e quarta da semana que vem.

Avaliar os registros após esta quinta-feira não representará prejuízo à eleição, informa o Tribunal.

Além disso, todos os concorrentes sub-judice devem fazer a campanha e concorrer à eleição. Isto porque, mesmo caso tenham registros reprovados nas próximas sessões do TRE, eles podem recorrer ao TSE e ganhar tempo. Com isso, só responderiam aos questionamentos após as eleições.

As maiores irregularidades apontadas para impugnação nas eleições até agora são prazo de desincompatibilização e filiações.

Relação dos candidatos a vereador em Campo Grande, considerados inaptos para a eleição, segundo a Justiça Eleitoral:

Indeferidos com recurso – Alexandra de Angelis (PSC), Marcos Cordeiro (PTN), Tanaka das Passagens (PP), Palhaço Bixiga (PP), Donovan Miranda (PTN), Enos Medrado (PP), Milton Milhomem (PT), Robson Martins (PTB), Valdecir Garcia (PTN) e Walter Bocca (PTdoB).

Indeferidos – Ana Maria (PSC), Hélio Correa (PT), Angélica Jacob (PP), Jéssica de Carvalho (PHS), Lincoln Samá (PSOL), Lucimar Roza (PSC), Maria Nogueira (PHS) e Mariazinha (PHS).

Atualizada para acréscimo de informações às 21h23

Nos siga no Google Notícias