ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Dilma sobe seis pontos e Aécio cai quatro pontos, informa Ibope

Ludyney Moura | 23/10/2014 16:32
Dilma abriu vantagem sobre Aécio segundo Ibope e Datafolha (Foto: Divulgação/Ichiro Guerra)
Dilma abriu vantagem sobre Aécio segundo Ibope e Datafolha (Foto: Divulgação/Ichiro Guerra)
O senador tucano além de ser ultrapassado, viu sua rejeição aumentar (Foto: Divulgação/Orlando Brito)
O senador tucano além de ser ultrapassado, viu sua rejeição aumentar (Foto: Divulgação/Orlando Brito)

A pesquisa divulgada pelo Ibope, encomendada pelo Jornal O Estado de São Paulo e pela TV Globo, mostram que a presidente Dilma Roussef, candidata do PT à reeleição, aparece com 54% dos votos válidos, contra 46% do presidenciável tucano, senador Aécio Neves.

Esta é a terceira pesquisa do Ibope neste 2º turno, e é a primeira vez que Dilma aparece à frente de Aécio. Segundo o instituto, a diferença de oito pontos percentuais está além da margem de erros da pesquisa, que é dois pontos percentuais.

Na estimativa de votos totais, computados brancos, nulos e indecisos, Dilma deu um salto de seis pontos percentuais em relação à pesquisa do dia 15 de outubro. Ela saiu de 43% da intenção de voto do brasileiro e hoje aparece com 49%. Já Aécio caiu de 45% para 41% da intenção de voto. Brancos e nulos permanecem em 7% e indecisos também diminuíram de 5% para 3%.

Nos votos válidos, critério usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial, a petista saltou de 49% para 54% da intenção de voto, em uma semana, enquanto o tucano caiu de 51% para 46%.

O Ibope também mediu a rejeição dos candidatos, que também mostrou inversão do ranking. Enquanto Dilma manteve o índice de 36%, o número de eleitores que declararam não votar em Aécio saltou de 35% para 42%.

Na pesquisa espontânea Dilma aparece com 47% e Aécio com 39%, uma diferença de oito pontos percentuais. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios brasileiros, e revelou que o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR -01168/2014.

Datafolha – O Datafolha também revelou sua última pesquisa, que mostra que a presidente Dilma Roussef abriu seis pontos de vantagem sobre Aécio Neves. Se a eleição fosse hoje, a petista teria 53% dos votos válidos e o tucano 47%.

Esta é a quarta pesquisa do instituto no 2º turno. Nas duas primeiras Aécio mantinha uma vantagem sobre Dilma, de 51% a 49%, porém com a margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, persistia um empate técnico. Na terceira o empate favorecia a petista com o mesmo percentual.

Desta vez, Dilma abriu seis pontos também nos votos totais. Ela tem 48% da intenção de voto do brasileiro, com a margem de erros ela pode ter entre 46% a 50%. Aécio aparece com 42%, com a margem de erros, esse percentual fica entre 40% a 44%.

A rejeição de Aécio para o instituto também saltou sete pontos percentuais desde o começo do 2º turno da campanha, de 34% para 41%. No mesmo período o número de eleitores que afirmaram não votar em Dilma caiu de 43% para 36%.

Avaliação Governo – O Datafolha também mostrou uma melhora da avaliação da gestão de Dilma Roussef. O levantamento mostra que 44% dos brasileiros consideram o governo petista ótimo ou bom, o melhor patamar desde junho de 2013.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, e ouviu 9.910 pessoas em todo o país. O nível de confiança é de 95%, e o levantamento foi registrado no TSE com o número BR-1162/2014.

Nos siga no Google Notícias