ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Dilma anuncia para prefeitos o programa “Estrada Vicinal”

Cidades de todo o País com população igual ou inferior a 50 mil habitantes receberão retroescavadeira, motoniveladora e caminhão caçamba para fazer a manutenção de estradas

Carlos Martins | 29/04/2013 15:21
Presidente Dilma Rousseff pediu o apoio dos prefeitos para detectar pessoas que se encontram fora dos programas sociais do governo (Foto: João Garrigó)
Presidente Dilma Rousseff pediu o apoio dos prefeitos para detectar pessoas que se encontram fora dos programas sociais do governo (Foto: João Garrigó)

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (29), em Campo Grande, o lançamento do programa Estrada Vicinal que irá contemplar cidades de todo o País com população igual ou inferior a 50 mil habitantes. Falando aos prefeitos de 79 municípios de Mato Grosso do Sul presentes à entrega de 300 ônibus escolares, Dilma disse que a ação seria para dar “força” aos prefeitos. “Vamos dar para todos os prefeitos de todo o Brasil uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba. Esses caminhões vocês não sabiam, porque foi decidido há duas semanas”, disse a presidente.

As máquinas serão usadas pelos prefeitos para fazer a manutenção das estradas vicinais que ligam os municípios às zonas rurais as quais serão servidas pelos ônibus escolares entregues hoje para o transporte dos alunos. “Porque a gente dá o Caminho da Escola [projeto pelo qual os ônibus foram distribuídos], aí tem que dar condições para o prefeito e autonomia para ele poder melhorar a estrada, dar uma encascalhada, para facilitar a vida do prefeito e torná-lo mais independente”, explicou.

Dilma Rousseff lembrou, também, que os prefeitos têm acesso ao programa federal habitacional Minha Casa, Minha Vida e que eles devem fazer gestões junto ao Ministério das Cidades para que conjuntos residenciais sejam construídos nos municípios.

Bolsa Família - A presidente pediu aos prefeitos que ajudem o governo Federal a buscar aquelas pessoas que continuam fora dos programas federais. “Nós precisamos de vocês para cadastrar e encontrar através do Busca Ativa pessoas que ainda estão no nível de miséria extrema”, disse, se referindo àquelas pessoas que possuem uma renda abaixo de 70 reais per capita.

“Quero que os senhores me ajudem a detectar esses últimos brasileiros que ainda estão em situação de pobreza extrema, porque nós conseguimos através do Brasil sem miséria, com a ampliação do Bolsa Família, tirar no último ano 22 milhões de brasileiros da miséria e zeramos o cadastro. Quem estava cadastrado conseguimos colocar num nível de renda mínima de 70 reais por pessoa”, informou.

Ele sugeriu que os prefeitos dediquem atenção especial aos assentamentos em suas regiões. Os pequenos agricultores que moram nestes assentamentos têm direito, lembrou a presidente, aos programas sociais do governo, entre eles o programa Minha Casa, Minha Vida Rural e o Bolsa Família com direito a 70 reais por pessoa,. “Eu peço a cada prefeito e prefeita que ajude a cadastrar que é o caminho mais perto para alcançar estas pessoas que são homens e mulheres que têm direito a todos os programas sociais do governo, que são para quem mora no campo e na cidade”,

Nos siga no Google Notícias

Veja Também