ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Depois de uma semana na Europa, Dilma desembarca em Brasília e passa o dia no Alvorada

Renata Giraldi, da Agência Brasil | 09/10/2011 10:11

A presidenta Dilma Rousseff chegou na madrugada de hoje (9) à Base Aérea de Brasília, depois de passar uma semana visitando três países da Europa – Turquia, Bulgária e Bélgica. Segundo a assessoria da Presidência da República, Dilma não tem compromissos oficiais neste domingo, mas amanhã (10) retoma uma série de reuniões no Palácio do Planalto. À tarde, comanda reunião de coordenação política.

A previsão é que ela passe o dia hoje no Palácio da Alvorada, residência oficial. Não há reuniões nem conversas agendadas. No entanto, a semana da presidenta começa com uma série de discussões.

Nesta segunda-feira, o primeiro encontro do dia será com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na viagem à Europa, o assunto que dominou a pauta foi a crise econômica internacional. Dilma disse que o Brasil se dispõe a cooperar com os europeus, mas lembrou que as medidas devem ser associadas às políticas sociais e sem exageros.

Dilma se reúne também com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Um dos temas abordados por eles deve ser a questão dos royalties do petróleo. O governo tem como desafio resolver o impasse entre os estados produtores e não produtores na redistribuição dos royalties.

A controvérsia se acirrou nos últimos dias. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que o assunto deve ser tratado como uma questão federativa e não de orientação partidária. Ao mesmo tempo, seu trabalho tem sido o de viabilizar a tramitação mais tranquila possível do projeto do senador Wellington Dias (PT-PI), definido como base para as negociações.

Nos siga no Google Notícias