ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Dilma já tem viagens internacionais previstas com Lula

Redação | 01/11/2010 08:06

Eleita ontem a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Roussef vai descansar nos próximos dias. Mas em seguida, já no próximo fim de semana, inicia as atividades relacionadas à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela deve viajar, com ele, para a África e a Asia, segundo informação confirmada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem (31) que Dilma confirmou os planos de descanso e viagens ao exterior.

No sábado (6), Lula e Dilma viajam para Moçambique. Em Maputo, capital de Moçambique, será inaugurada uma fábrica de medicamentos. Depois da África, ambos participam das reuniões do G20 (o grupo das 20 maiores economias do mundo) em Seul, na Coreia do Sul.

A reunião é considerada importante porque vai marcar o referedo à decisão de ampliar a participação dos países em desenvolvimento na nova estrutura do FMI (Fundo Monetário Internacional).

A ideia de Lula é que Dilma o acompanhe em mais oito viagens ao exterior até o final de dezembro. As prioridades do presidente são os países da América do Sul, entre eles o Chile e a Argentina. Há ainda reuniões do Mercosul e da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) previstas para o períod

A eleição de uma mulher presidente do Brasil ganhou destaque em outros países e as viagens servirão como uma espécie de apresentação de Dilma Roussef à comunidade internacional.

A partir delas, o mundo vai conhecer a filha de imigrantes búlgaros que se tornará, a partir de primeiro de janeiro a 18ª mulher no comando de um País.

Quem é Dilma - A presidente que será apresentada aos outros países nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte. Dilma Vana Roussef, o nome completo da futura chefe do Executivo no Brasil, é filha do poeta e empresário búlgaro Pétar Russév, naturalizado no Brasil como Pedro Rousseff, e da professora brasileira Dilma Jane Silva, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Economista, Dilma nunca havia disputado cargos eletivos até 2010. Mas integra a equipe de Lula desde 2002, quando foi ministra de Minas e Energia e depois, ministra chefe da Casa Civil, responsável pela implantação o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa federal Luz para Todos.

Em seu discurso ontem, o promessa de Dilma que mais chamou a atenção foi a erradicação da miséria no País, para a qual pediu a ajuda da sociedade.

O vice Como vice-presidente, foi eleito o peemedebista Michel Temer, que tem uma longa trajetória política no país com destaque no Congresso Nacional.

Ocupa pela terceira vez o cargo de presidente da Câmara dos Deputados.

Em 2009, foi apontado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como parlamentar mais influente do Congresso Nacional. Temer é Doutor em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Nos siga no Google Notícias