ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Dilma manda quatro ministros para encontro com prefeitos na segunda

Zemil Rocha | 28/03/2013 16:11
Ministra Ideli comandará o encontro articulado pelo governo federal (Foto: Arquivo)
Ministra Ideli comandará o encontro articulado pelo governo federal (Foto: Arquivo)

Vai “chover” ministros na semana que vem na Capital em evento voltado a prefeitos e com o objetivo de instruí-los sobre projetos e captação de recursos federais. Quatro ministros do governo da presidente Dilma Roussef estarão nesta segunda-feira (1º de abril), em Campo Grande, para participara do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. Representantes de outros ministérios também orientarão os dirigentes municipais.

Para o evento, no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), está confirmada a presença dos ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário). Trata-se de uma parceria entre o governo federal e a Assomasul, articulado através da Secretaria de Relações Institucionais.

Mato Grosso do Sul é o segundo estado a realizar o evento, destinado a orientar os novos prefeitos e seus assessores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. O primeiro evento desse tipo foi realizado no Sergipe, dia 26, e novas capacitações serão realizadas até que sejam contemplados todos os Estados do país.

Os encontros nos estados dão continuidade ao repasse de informações sobre as principais políticas públicas do governo Dilma apresentadas, em janeiro, no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. Durante o evento no Estado, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participam de palestras e recebem atendimento individual de representantes de mais de seis ministérios.

Haverá, inclusive, Salas de Atendimento, onde os principais ministérios do Governo Federal farão atendimento individual para esclarecer as dúvidas de cada município. Entre as pastas presentes no evento estão a da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Educação, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional, do Planejamento, da Secretaria Geral, do Turismo, da Agricultura e da Pesca.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, considera que esses encontros qualificam a gestão e contribuem para maior acesso às verbas federais.“Esta será uma oportunidade importante para que os novos gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria entre o Governo Federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirmou Ideli.

Em Mato Grosso do Sul serão realizadas palestras voltadas para o apoio ao planejamento e à gestão municipal, como a elaboração dos Planos Plurianuais (PPAs), o Sistema de Gestão de Convênios (SICONV) e o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Entre outros temas, também serão feitas exposições sobre o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e sobre o Plano Brasil sem Miséria.

 

Programação Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas:

8h Credenciamento

9h Abertura Oficial:Abertura e apresentação do Fórum de Gestores Federais do Estado de Mato Grosso do Sul:

Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti

Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli

Presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Douglas Melo Figueiredo

Entidades municipais

10h30

Mesa: Apoio ao Planejamento e a Gestão dos Municípios

SRI – Secretaria de Relações Institucionais

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

12h30

Almoço Livre

14h30

Apresentação dos programas prioritários do Governo Federal

Auditório 1

• Programa de Aceleração do Crescimento - PAC II

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

• Regime Diferenciado de Contratações Públicas(RDC)

Ministério do Planejamento, Orçamento eGestão

Nos siga no Google Notícias