ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Dilma passa Serra em pesquisa do Vox Populi

Redação | 15/05/2010 18:59

Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada neste sábado mostra, pela primeira vez, a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra.

O levantamento traz Dilma com 37% das intenções de voto, empate técnico com Serra, que tem 34% na pesquisa estimulada. A margem de erro do levantamento é de 2,2%, para mais ou para menos.

Dois mil eleitores, de 117 cidades nas cinco regiões brasileiras, foram ouvidos na pesquisa. No eventual segundo turno, Dilma e Serra também empatariam, com 40% e 38%, respectivamente, dentro, portanto, da margem de erro de 2,2%.

De acordo com o Correio Braziliense, a pesquisa de intenção de voto espontâneo, quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar, também aponta a liderança de Dilma Rousseff.

Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto o tucano tem 15%. Em janeiro, cada candidato obteve 9% das intenções de votos espontâneos.

A candidata do PV, a ex-ministra Marina Silva, consolidou-se na terceira posição da pesquisa estimulada de intenção de voto, com 7%.

As regiões onde Dilma Rousseff é mais lembrada são o Nordeste (44%) e o Norte (41%). Serra lidera no Sul (44%) e está tecnicamente empatado com a petista no Sudeste.

A pesquisa Vox Populi mostrou um crescimento de três pontos na influência de Lula na hora do voto. Dos entrevistados, 33% disseram que votariam "com certeza" num nome indicado pelo presidente. Em janeiro eram 30%.

Parte dos eleitores, 30%, respondeu que "poderia votar" num nome indicado pelo presidente, mas isso dependeria de quem é o candidato. Dos entrevistados, 10% disseram que não votariam num nome apontado por Lula e outros 24% disseram que não levam isso em conta na hora da escolha.

A pesquisa também mostrou a força dos governadores na hora do voto. Dos entrevistados, 15% disseram que votariam "com certeza" no nome apontado pelo chefe do Estado. Outros 36% disseram que poderiam votar no nome indicado a depender de quem fosse o candidato.

Um grupo de 15% dos eleitores disse que não votaria em ninguém a pedido do governador e 30% disse que não leva isso em conta.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 7 de maio de 2010, sob o número 11.266/2010. As duas mil pessoas foram entrevistas entre os dias 8 e 13. A pesquisa foi encomendada pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Nos siga no Google Notícias