ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Dilma se reúne com senadores por apoio para agenda pós-ajuste

Agência Brasil | 10/08/2015 21:26

A presidenta Dilma Rousseff reúne-se na noite desta segunda-feira (10) com os senadores da base aliada, na semana em que a Casa deve votar o projeto de lei que reduz as desonerações de empresas. Última matéria do ajuste fiscal, a proposta é o primeiro item de pauta do plenário do Senado.

Além do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e de líderes dos partidos aliados, o convite foi estendido a outros senadores. O jantar estava marcado para as 20h, mas os parlamentares começaram a chegar ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidenta, por volta das 19h. O vice-presidente e articulador político do governo Michel Temer, e os ministros da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também estão presentes.

Após se encontrar hoje com Renan, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que também estará presente no Alvorada, disse que os senadores e a equipe econômica buscam uma agenda de longo prazo que trate da etapa pós-ajuste fiscal. Segundo Levy, é preciso analisar quais são as medidas estruturantes necessárias para que o país promova um novo ciclo de geração de empregos e investimentos.

O projeto que está em pauta no Senado reduz a desoneração das empresas que receberam benefícios fiscais sobre a folha de pagamento no ano passado. A mudança significa reduzir a renúncia fiscal concedida pelo governo a alguns setores produtivos.

Na semana passada, durante a volta do recesso parlamentar, o Congresso retomou seus trabalhos com dificuldades entre o governo e parte da base aliada na votação de projetos que aumentam os gastos públicos, as chamadas pautas-bomba. Apesar dos apelos do governo, a Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) 443/09 que vincula o salário da Advocacia-Geral da União (AGU), dos procuradores estaduais e municipais e dos delegados das Polícias Civil e Federal à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, nesta semana, a presidenta se reúne com os presidentes dos partidos da base aliada com o objetivo de consolidar a base de apoio.

A votação veio mesmo após a presidenta se reunir na última segunda-feira (3), no retorno do recesso, com os aliados do governo na Câmara dos Deputados. De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o governo está tentando reconstruir as pontes com o Congresso Nacional. Jucá disse que vai participar do encontro na intenção de saber quais serão essas pontes.

Nos siga no Google Notícias