ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Diretório do PT se reúne amanhã para avaliar aliança com Murilo Zauith

Helio de Freitas, de Dourados | 12/12/2014 16:09

O diretório do PT em Dourados se reúne amanhã para avaliar a aliança com a administração do prefeito Murilo Zauith (PSB) e discutir os rumos do partido para 2016. A reunião será às 9h, no plenarinho da Câmara de Vereadores.

Liderado pelo professor universitário Reinaldo dos Santos, um grupo chamado de “PT da UFGD” vai defender na reunião o rompimento do partido com a administração municipal, da qual a legenda é aliada desde 2011, quando indicou como vice de Murilo a petista Dinaci Ranzi.

A aliança foi mantida em 2012, quando Murilo foi reeleito, mas o PT perdeu a vice para o PMDB, que indicou Odilon Azambuja. Atualmente o partido ocupa as secretarias de Assistência Social e de Agricultura Familiar, além de outros cargos de escalões inferiores.

Reinaldo disputou as eleições internas do PT neste ano e foi derrotado pelo vereador e atual presidente, Dirceu Longhi. Além de defender o rompimento, o “PT da UFGD” vai pedir que o partido dispute as eleições de 2016 com candidato próprio.

A última vez que a legenda concorreu à prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul foi em 2008, quando o professor Wilson Biasotto foi derrotado pelo então deputado estadual Ari Artuzi, morto no ano passado. Naquela disputa até lideranças estaduais do partido negaram apoio a Biasotto e pediram votos para Artuzi.

Dirceu Longhi afirma que o grupo do professor Reinaldo dos Santos tem direito de propor discussão sobre eventual rompimento com a administração municipal, mas afirmou que a aliança foi uma decisão do partido e que o PT não será pautado pela minoria. “A posição deles foi rejeitada quando perderam a eleição, mas eles têm direito de continuar reclamando”.

A posição da ala universitária do PT não encontra apoio entre os principais líderes petistas, segundo apurou o Campo Grande News. O ex-prefeito Laerte Tetila, o deputado federal Vander Loubet e o deputado estadual eleito João Grandão apoiam a permanência da aliança com Murilo. “Queremos é ampliar essa participação do PT na administração”, afirmou um petista que ocupa cargo na prefeitura.

Dirceu Longhi, presidente do partido, diz que grupo defensor do rompimento é “minoria” (Foto: Divulgação)
Dirceu Longhi, presidente do partido, diz que grupo defensor do rompimento é “minoria” (Foto: Divulgação)
Reinaldo vai defender rompimento e início da discussão para candidatura própria em 2016 (Foto: Dourados Agora)
Reinaldo vai defender rompimento e início da discussão para candidatura própria em 2016 (Foto: Dourados Agora)
Nos siga no Google Notícias