ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Discurso de Antonieta desperta debate sobre questão indígena na Assembleia

Da Redação | 26/06/2015 09:17
Deputada Estadual Antonieta Amorim (Foto: Assessoria)
Deputada Estadual Antonieta Amorim (Foto: Assessoria)

Em um discurso na manhã de quinta-feira (25) a Deputada Estadual Antonieta Amorim (PMDB) iniciou um debate na Assembleia Legislativa sobre a falta de ação dos governos estadual e federal na demarcação de terras indígenas. Em seu discurso, Antonieta lembrou que o assunto já foi debatido exaustivamente na Casa de Leis, mas com o tempo o tema foi perdendo força até chegar ao esquecimento.

Nesta semana, duas fazendas foram invadidas no município de Aral Moreira, o que reacendeu o debate. Com a fala de Antonieta, os deputados Pedro Kemp e João Grandão (PT) assumiram a responsabilidade do Governo Federal e endossaram o discurso da deputada, reafirmando a necessidade de respostas práticas. Já o líder do governo, Professor Rinaldo, também apoiou a fala de Antonieta e admitiu a necessidade de manter um debate permanente em favor dos povos indígenas, assim como Grazielle Machado (PR), que também apartou o discurso.

Segundo Antonieta, "Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil, que produz um artesanato único, que possui uma história, culinária e uma cultura tão rica, com danças, rituais e costumes, mas só é lembrado quando existem conflitos, assassinatos e suicídios". A deputada cobrou do poder público esforços maiores para a inserção da cultura indígena no roteiro turístico do Estado. "Pessoas vêm da Europa para conhecer uma cultura singular, mas que ainda não é tão aproveitada. Temos que dar valor, ver o artesanato nas vitrines, a culinária indígena nos restaurantes, enfim, temos que parar de lembrar de índio só quando tem conflitos".

Para finalizar, a deputada cobrou um empenho permanente na valorização da cidadania indígena. Segundo Antonieta, ainda há muito a ser trabalhado para dar as ideais condições de saúde, educação, emprego e dignidade. "O espírito indígena é a essência da nossa terra. Não podemos deixá-los à margem da sociedade", finalizou.

Nos siga no Google Notícias