ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Dobashi diz que não houve ação para “privatizar” tratamento de câncer

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 07/10/2013 10:59
Ex-secretária afirmou que não houve plano para privatizar tratamento de câncer (Foto: Marcos Ermínio)
Ex-secretária afirmou que não houve plano para privatizar tratamento de câncer (Foto: Marcos Ermínio)

A ex-secretária estadual de saúde, Beatriz Dobashi, afirmou durante reunião da CPI da Saúde na Câmara que não houve qualquer ação ou movimento com o objetivo de privatizar o tratamento de câncer em Campo Grande. Ela destacou que sempre foi pensado uma forma de tornar público o serviço.

Dobashi destacou em seu depoimento que em dezembro de 2007 o então secretário municipal de saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reuniu com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na qual ela presidia, para solicitar que fosse contratada a clínica Neorad, com o objetivo de reduzir a fila de pacientes de radioterapia. “Decidimos que esta contratação seria bancada com recursos municipais e estaduais, já que Campo Grande recebe pacientes de todo Estado”, declarou.

Ela ponderou que os recursos provenientes do Estado eram repassados ao Fundo Municipal de Saúde e a prefeitura fazia a gestão e fiscalização de sua aplicação. “O conselho municipal de saúde também ficou informado e procurou achar uma solução para a situação”.

A ex-secretária afirmou que tomou ciência apenas da terceirização do serviço de radioterapia feito pela Santa Casa  no final de 2011, quando esta contratou a Neorad. “Fui informada que eles pagariam de acordo com a Tabela SUS e ainda tendo um desconto de 4%, o que deixava o serviço mais barato”.

Equipamentos – Dobashi lembrou que quando houve a divulgação do Ministério da Saúde que iria enviar equipamentos de radioterapia para os hospitais, houve a exigência que fossem encaminhados apenas para hospitais públicos, sem fins lucrativos e que tivesse todo o setor de oncologia funcionado. “No HU (Hospital Universitário) só tinha a radioterapia, não tinha como vir, já o Hospital Regional estava repassando seus pacientes de radioterapia para outros hospitais”, argumentou.

Política – Ela ainda lembrou que até 2004 existia serviço de oncologia no Hospital Universitário, Hospital do Câncer, Hospital Evangélico de Dourados e Maternidade Cândido Mariano, no entanto uma Política Nacional de Câncer em 2005, descredenciou a maternidade, por esta não atender a todos os critérios exigidos.

Relação – Dobashi fez questão dizer que não tinha nenhuma relação de amizade com os ex-diretores José Carlos Dorsa (HU) e Adalberto Siufi (HC), apenas ações relacionados a gestor-hospitais, por estar a frente da Secretaria Estadual de Saúde. Sobre o ex-diretor do Hospital Regional, Ronaldo Queiroz, argumentou que ele chegou em 2009 e no final do ano assumiu o hospital.

Nos siga no Google Notícias