ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Dois novos institutos mostram Dilma líder e Aécio à frente de Marina

Aline dos Santos | 04/10/2014 16:12
Dilma lidera nas duas pesquisas. (Foto: Ichiro Guerra)
Dilma lidera nas duas pesquisas. (Foto: Ichiro Guerra)
Na reta fina, Aécio cresce e pode ir ao segundo turno. (Foto: Divulgação)
Na reta fina, Aécio cresce e pode ir ao segundo turno. (Foto: Divulgação)
Marina caiu para a terceira colocação nas pesquisas. (Foto: Divulgação)
Marina caiu para a terceira colocação nas pesquisas. (Foto: Divulgação)

Pesquisas do Datafolha e Ibope, divulgadas neste sábado, mostram Aécio Neves (PSDB) à frente de Marina Silva (PSB) na corrida eleitoral. Conforme o Datafolha, Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, lidera com 44% dos votos válidos. O tucano tem 26%, enquanto Marina aparece com 24%. 

O levantamento aponta empate técnico entre Aécio e Marina, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Luciana Genro (Psol) aparece com 2%. Já Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB) tem 1% cada um. Os outros quatro candidatos a presidente não pontuaram. Nesta análise, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

O levantamento mostra que Dilma venceria o segundo turno. Na simulação com Aécio, a vitória da petista seria por 48% contra 42%. Se a disputa fosse com Marina, o resultado seria 49% a 39%. A pesquisa, encomendada pela Folha de São Paulo e TV Globo, ouviu 18.116 pessoas em 468 municípios. As entrevistas foram realizadas ontem e hoje. O nível de confiança é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01037/2014.

Ibope – Pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de São Paulo”, mostra Dilma com 46%. Aécio aparece com 27% e Marina com 24%. Luciana Genro, Pastor Everaldo e Eduardo Jorge tem 1% cada um. Os outros não pontuaram. O resultado também considera os votos válidos.

Na simulação do segundo turno, a candidata do PT venceria Aécio ou Marina pelo mesmo placar: 45% a 37%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 2 e 4 de outubro. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR 01021/2014.

Nos siga no Google Notícias