ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Dom Dimas alerta sobre clima tenso após eleição que pode travar o País

Leonardo Rocha e Elverson Cardozo | 02/11/2014 10:40
Dom Dimas afirmou que população precisa aceitar resultado das urnas, para não travar o país (Foto: Elverson Cardoso)
Dom Dimas afirmou que população precisa aceitar resultado das urnas, para não travar o país (Foto: Elverson Cardoso)
Dom Dimas realizou missa no cemitério Memorial Park, em celebração ao dia de Finados (Foto: Elverson Cardoso)
Dom Dimas realizou missa no cemitério Memorial Park, em celebração ao dia de Finados (Foto: Elverson Cardoso)

O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, pediu cuidado à população e aos políticos, sobre o clima tenso que se instaurou após as eleições, em função da disputa acirrada pelo comando do País. Na avaliação dele, esse tipo de confronto não pode continuar porque existe o risco de atrapalhar o futuro do Brasil.

"Eu sinto que ainda se vive este clima, ou seja, os ânimos estão apaixonados, ainda não se acalmaram. Mas isto não pode se prolongar, sob o risco de travar o País, o resultado das urnas tem que ser aceito", afirmou o arcebispo.

Ele lembra que esta foi a eleição o mais acirrada das últimas décadas e que durante a campanha, os candidatos colaboraram fazendo ataques, sem a preocupação de apresentar propostas, acabaram incentivando o ódio.

Dom Dimas espera que a consciência política, que envolveu muita gente, não aconteça apenas no período eleitoral e que a população possa acompanhar o que os políticos estão fazendo, já que vivemos em uma democracia representativa. Ele ainda espera que os políticos possam ser humildes, "reconheçam as críticas e estejam abertos ao diálogo."

Finados - O arcebispo de Campo Grande concedeu esta entrevista durante a celebração do Dia de Finados, depois de missa na Capela do Memorial Park, que faz parte da programação do cemitério.

Dom Dimas ressaltou que neste Dia  de Finados é preciso fazer uma reflexão sobre a "finitude" do ser humano. "Não sabemos nem o dia e nem a hora (morte), é importante estarmos preparados".

Ele explicou que para os cristãos, o Dia de Finados representa que chegou o "fim da finidade e não ao fim de destruição", pois segundo o arcebispo, para quem tem fé no ressuscitado, a morte não tem a palavra final, pois esta pertence a Deus.

No cemitério, a dona de casa, Maria Juraci da Conceição, de 62 anos, contou que estava visitando o túmulo da mãe, que faleceu há 17 anos, assim como do cunhado que morreu ano passado. Ela ressaltou que sempre tem a tradição de ir até o local, neste dia especial, e que em alguns vezes visita o túmulo do marido, em Nioaque.

"Sempre uma emoção muito grande, parece que foi hoje que eles faleceram", confidenciou. A dona de casa estava perdida na hora de localizar os túmulos, mas existia uma equipe da Pax Real, fazendo a orientação, em um espaço do cemitério.

Já a dona de casa, Mafalda Centurião Carneiro, 58, relatou que foi visitar o túmulo da mãe, que faleceu há um ano, com 79 anos. Ela contou que a visitava todos os dias, e que este sempre é um dia triste.

"Muitas saudades, momento difícil, muito tristeza também, não tem como explicar, só temos a certeza que na vida todo mundo vai passar por isto", disse ela, que deixou flores e fez orações no local.

Atividades - O cemitério Memorial Park disponibilizou uma programação a quem for no local, além da missa com o arcebispo Dom Dimas, segue outras atrações até às 17h. Entre elas, apresentações do Coral da Polícia Militar, Orquestra Mirim de Violeiros, às 15h30, e antes a apresentação do Balé Cia Mudar, às 14h30.

Nos siga no Google Notícias