ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Dos mais votados, só Bernal segue indeciso entre Marquinhos e Rose

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 07/10/2016 12:25
David formalizou apoio a Rose (de roupa verde) no segundo turno.  (Foto: Alcides Neto)
David formalizou apoio a Rose (de roupa verde) no segundo turno. (Foto: Alcides Neto)

Dos candidatos derrotados, mas com melhores desempenho no primeiro turno, só o atual prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), segue indeciso entre Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB), que disputam a segunda etapa da eleição. Bernal foi o terceiro mais votado e obteve 26,01%.

Numa sexta-feira de definições, o deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos (PSC), o Coronel David, oficializou apoio à coligação liderada por Rose. Ele ficou em quarto lugar, com 4,83% (20.631 votos).

“Acreditamos que a melhor alternativa para a cidade seja a aliança tucana. Percebemos durante a campanha que existe um sentimento de mudança na população”, afirma David.

Segundo ele, o primeiro contato foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e depois pela candidata. David conta que também foi procurado por Marquinhos, mas já havia decidido apoiar o PSDB.

Rose afirmou que é uma honra conta com o apoio do Coronel David. “Ele traz qualidade. Em nenhum momento, pensei em governar sozinha”, diz. A candidata aguarda até amanhã resposta do candidato Athayde Nery (PPS) e também a decisão de Bernal. “Entendemos que precisamos de projeto para o bem da cidade. Não é hora de olhar para o retrovisor”

Neutros - Em quinto lugar na preferência do eleitorado, Marcelo Bluma (PV) optou pela neutralidade. Durante coletiva na manhã de hoje, Bluma afirmou que as legendas – PV e Rede Sustentabilidade - irão liberar os filiados para se unir a quem quiserem. Nas urnas, Bluma teve 2,51% (10.707 votos).

A posição de neutralidade também foi adotada pelo PT, partido de Marcos Alex, que obteve 1,99% (8.482 votos). Contudo, as lideranças podem optar por um dos concorrentes. Na última terça-feira (dia 4), Pedro Pedrossian (PMB) se juntou à ala dos neutros. “Particularmente, não vou aderir a nenhuma campanha, ficarei neutro”, disse o candidato, que teve 0,57% (2.416 votos).

Definidos – Marquinhos Trad já obteve o apoio dos candidatos derrotados Adalton Garcia (PRTB) e Elizeu Amarilha (PSDC). O primeiro teve 0,38% (1.607 votos), enquanto Amarilha somou 0,05% (200 votos).

Rose Modesto angariou o apoio do Coronel David e Lauro Davi (Pros). Lauro teve resultado de 0,45% (1.943 votos).

Nulos - O PSTU, partido do candidato Suél Ferranti, pediu aos seus 1.320 eleitores que anulem os votos. A justifica é que nenhum dos candidatos representa suas propostas e ideais políticos.

Representado nas urnas por Rosana dos Santos, o Psol anunciou que não apoiará nem Rose Modesto nem Marquinhos Trad. A sigla ainda orientou que quem votou em Rosana não vote nos dois postulantes, pois ambos “não vão representar a classe trabalhadora e os ideais de seu partido”.

Fator Bernal - Cobiçado pelos 111 mil votos recebidos no primeiro turno, Bernal afirma que conversa nesta sexta-feira com o candidato Marquinhos, o governador e a direção do PP.

Segundo Bernal, as exigências para aderir a alguma das candidaturas é de que a aliança seja programática e que a nova administração não inclua denunciados por corrupção. A reportagem não conseguiu contato com os candidatos Athayde Nery e José Flávio Arce (PCO).

Nos siga no Google Notícias