ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Duarte faz balanço da administração e aponta avanços nos primeiros 100 dias

Francisco Júnior | 12/04/2013 19:11
Prefeito divulgou balanço durante evento nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)
Prefeito divulgou balanço durante evento nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)

O prefeito Paulo Duarte apresentou um balanço dos primeiros 100 dias de governo em evento nesta sexta-feira (12) no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, que reuniu representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Conforme o prefeito, os desafios e as dificuldades, principalmente financeiras, estão sendo possíveis serem vencidas, graças ao poder de articulação e parceria com os governos federal, estadual e com representantes do Poder Legislativo.

Na área rural destacou o início da implantação de poços artesianos, construção de reservatórios e tubulações, para atender os pequenos produtores rurais residentes nos assentamentos do Município, além dos serviços de recuperação das estradas vicinais; cursos de capacitação nas areas de produção de mel, silagem e reaproveitamento de cascas de legumes, além de autorizar processo de reaparelhamento da usina de leite localizada no Assentamento Urucum.

Outro setor citado pelo prefeito foi a saúde. Lembrou as ações desenvolvidas de forma integrada que impediram uma epidemia de dengue na cidade, envolvendo a população no combate ao mosquito e reduzindo os casos da doença. Para melhorar o atendimento na área, autorizou a contratação de mais médicos, chamada de profissionais concursados, capacitação da rede de atendimento, além da abertura de licitação para a aquisição de medicamentos.

Na educação, uma das conquistas foi a conclusão da reforma da Escola Luis de Albuquerque, no Distrito de Albuquerque. Além disso, está em pleno andamento a construção cinco centros de educação infantil (inclui creche) e mais duas quadras poliesportivas.

Anunciou o projeto de climatização de todas as salas de aula das escolas da Rede Municipal de Ensino, totalizando 365 e beneficiando 16,4 mil alunos. Outro avanço foi a decisão de entregar após alunos da Rede Municipal, um kit escolar mais completo.

O chefe do executivo corumbaense formalizou a adesão da cidade ao Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, bem como capacitação da rede, como o Curso de Especialização em Docência, na Educação Infantil, voltada para 32 professores.

No turismo, em 100 dias, a atual administração incrementou o turismo social por meio de uma parceria com a Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul/Serviço Social do Comércio; implantou o Centro de Atendimento ao Turismo no Centro de Convenções (atendimento bilíngue e sala de vídeo).

Para melhorar a infraestrutura da cidade o primeiro paço foi a criação do programa Corumbá Sempre Bela, na área de limpeza pública, para manter a cidade limpa; determinou o início da revitalização do portal de entrada da cidade; anunciou a retomada das obras do Centro de Convenções, com adequação do auditório do segundo bloco.

Paulo anunciou ainda obras de drenagem e pavimentação asfáltica de 66 quadras, distribuídas em bairros da cidade, bem como lajotamento das alamedas; licitação visando construção de um Centro de Arte e Esporte no Jardim dos Estados; retomou as obras de restauração do Hotel Galileu, além de autorizar a revitalização das imagens que integram a Via-Sacra e do Cristo Rei do Pantanal, no Morro do Cruzeiro, todas construídas pela artista plástica Izulina Xavier.

Na área do meio ambiente, a Prefeitura está negociando recursos para revitalização do Parque da Cacimba da Saúde; implantou o projeto Adote uma árvore que prevê plantio de cinco mil mudas durante o ano; viabilizou recursos para a implantação da coleta seletiva; finalização e entrega dos estudos para a implantação do novo aterro sanitário; está implantando um projeto de Resíduos Sólidos com foco nos catadores.

Para a população mais carente, a Prefeitura está desenvolvendo cursos de qualificação profissional que já conta com 957 alunos matriculados, num trabalho em parceria com o Governo Federal, por meio do Pronatec. O Sesc e o Senai são parceiros na realização dos cursos.

Implantação do Plano Corumbá sem Miséria Intersetorial, que abrange três eixos: geração e garantia de renda, inclusão social e acesso a serviços. Está também trabalhando no encaminhamento para o mercado de trabalho e acompanhamento das pessoas que estão participando dos cursos, não só do Pronatec, mas também no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco.

O prefeito autorizou a retomada da restauração do Hotel Galileu,; inseriu Corumbá na segunda etapa do PAC das Cidades Históricas, com apresentação de 11 projetos para recuperar prédios históricos; assegurou entrada de Corumbá no Geopark; iniciou entendimentos com a ALL (América latina Logística) para implantação da Orla dos Ipês; viabilizou projeto para revitalização do Cristo Rei do Pantanal e da Via-Sacra, e está preparando Corumbá para a 5ª Conferência das Cidades e reestruturação do Conselho da Cidade.

A Prefeitura também está investindo na segurança. A região portuária também será atendida com a instalação oito câmeras 360 graus. Anunciou investimentos de R$ 1,18 milhão, garantindo projeto de modernização da Guarda Municipal, com aquisição de viaturas, equipamentos de proteção, aparelhos de informática e uniformes.

Deu total apoio ao setor de Defesa Civil, responsável pelo desenvolvimento de ações nas áreas de ricos e emergências, principalmente nos períodos de chuvas intensas.

Um dos grandes destaques nos 100 dias da atual administração foi a realização do Carnaval Cultural que movimentou em R$ 9 milhões e economia corumbaense, cinco vezes maior do valor investido. Inovou com receptivos turísticos e uma área vip para idosos e pessoas com deficiência na Passarela do Samba.

Entres os investimentos no setor do esporte está aA reforma do Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, cuja reforma está em processo de licitação; licitação para manutenção das torres de iluminação do Estádio Arthur Marinho; implantação do programa Corumbá Saudável, além da largada do Campeonato Municipal de Futebol Popular 2013.

O servidor público também mereceu atenção neste período com a realização de um recadastramento dos servidores via web; garantia da credibilidade com os fornecedores para compras governamentais; pagamento dos salários dentro do mês trabalhado; realização de cursos de capacitação pela Escola de Governo; implantação da nova entrada organizacional nos recursos, além da renovação do Plano de Saúde sem aumentar o desconto dos servidores.

Depois de criar a Lei da Ficha Limpa, o prefeito orientou sua equipe do setor de Controladoria visando a implementação do Cadastro Geral de Controle da Lei da Ficha Limpa; desenvolvimento de ações de prevenção e monitoramento da despesa pública, através das licitações e contratações da Administração, e orientações técnicas sobre o controle e execução da despesa pública.

Procuradoria – Uma das conquistas do o cancelamento do contrato dos serviços de transporte coletivo na cidade e início de processo licitatório para o setor; garantia de uma liminar para manutenção do transporte coletivo na área rural, bem como o processo judicial para a reintegração de posse das casas do conjunto do Pró- Moradia, no Bairro Aeroporto.

O setor do comercio mereceu destaque na atual administração com a criação de uma pasta específica. Um dos passos foi a criação do Mapa de Oportunidades do Município pelo SEBRAE; implantação do projeto Fomenta (compras governamentais do Município), criação da Sala do Empreendedor para atendimento dos micro e pequenos empresários, e anuncio da criação do perfil socioeconômico do Município em parceria com a Fecomércio.

Nos siga no Google Notícias